Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM
O ano letivo de 2025 da rede estadual de ensino de Santa Catarina começa em 10 de fevereiro e o Governo do Estado investiu em uma série de novidades para receber os estudantes catarinenses. A ampliação da oferta de aulas de inglês para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização e melhorias na infraestrutura das escolas estaduais são algumas dessas iniciativas.
Em 2025, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Santa Catarina passarão a ter aulas de inglês. Anteriormente, com isso, todos os estudantes desta etapa terão a oportunidade de aprender uma segunda língua nas escolas estaduais.
Santa Catarina realizará um projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização. A metodologia será implementada em 73 escolas estaduais a partir do início das aulas. Desenvolvido na Alemanha, o método servirá como um subsídio para o trabalho dos professores ao longo do processo de alfabetização dos estudantes.
O IntrAct já foi aplicado em municípios brasileiros, e teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo médio de, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
A Secretaria de Estado da Educação (SED) também está comprometida com o aprimoramento da infraestrutura das escolas estaduais. Para garantir ambientes cada vez mais adequados e funcionais para o ensino em todo o estado, foi retomada a cooperação técnica entre a Diretoria de Infraestrutura Escolar da SED e o Núcleo de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), visando planejar, acompanhar e executar obras nas escolas estaduais.
Essa atuação conjunta reforça o compromisso do Governo do Estado com a melhoria das condições de ensino em Santa Catarina. Atualmente, são 142 obras em andamento, com previsão de que 130 sejam concluídas ao longo de 2025.
Já na próxima segunda-feira,10, serão inauguradas duas importantes obras na Grande Florianópolis: a nova quadra poliesportiva da EEB Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a reforma e ampliação da EEB Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis. Juntas, as obras totalizam mais de R$6,4 milhões em investimento.
Mín. 17° Máx. 33°
Mín. 18° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 36°
Chuva