Sábado, 21 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Saúde Saúde

Hospital Materno-Infantil Santa Catarina realiza procedimento ortopédico inédito

Foto: Assessoria / HmiscA equipe do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, realizou um procedimento ortopédico cirúrgico in...

20/12/2024 15h30
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Assessoria / Hmisc

A equipe do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, realizou um procedimento ortopédico cirúrgico inédito ao operar uma paciente de 8 anos e 11 meses diagnosticada com pseudoartrose infectada da tíbia esquerda. O procedimento que aconteceu neste mês, durou cerca de quatro horas.

Portadora de neurofibrose, a paciente de Balneário Gaivota teve a tíbia operada por repetidas vezes em Porto Alegre, porém a não consolidação da pseudoartrose devido à reabsorção óssea resultou na persistência da patologia, que é uma falha na consolidação óssea, quando uma massa de tecido fibroso se forma entre os ossos, prejudicando a formação de uma junta sólida.

Continua após a publicidade
Anúncio

O procedimento foi conduzido pelo médico Alessandro Yoshizato, especialista em Ortopedia, Traumatologia Personalizada e Videoartroscopia, em colaboração com o médico Boris Bento Brandão, especialista em Ortopedia, Traumatologia e fixadores externos. “A paciente foi encaminhada ao ambulatório e, como única alternativa, indiquei o transporte ósseo da fíbula para a tíbia (tibialização da fíbula) com fixação externa tipo Ilizarov, que dá muita estabilidade e também a criança já pode andar no dia seguinte da cirurgia”, explica doutor Alessandro.

A previsão é de que a paciente permaneça com o fixador por, pelo menos, oito meses, tempo considerado necessário para a consolidação óssea. A pseudoartrose congênita da tíbia é uma rara anomalia óssea, caracterizada pela presença de uma falsa articulação (pseudoartrose) na tíbia, localizada na parte inferior da perna.

Em outubro de 2022, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina começou a realizar atendimentos ortopédicos cirúrgicos e, desde então, tem se consolidado como referência no atendimento ortopédico pediátrico da região sul catarinense.

“Seguimos comprometidos com a busca constante por qualidade, inovação tecnológica e segurança para nossos pacientes. Esse compromisso reflete o trabalho árduo e a dedicação de toda a nossa equipe de profissionais”, destacou o diretor-geral do Hmisc, César Augusto de Magalhães.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é uma unidade do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) e gerida pelo IDEAS.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias