Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
Representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e dos municípios participaram nesta quinta-feira, 21 de novembro, da reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), feita de forma on-line, para discutir a alteração da regulamentação dos pisos de cofinanciamento estadual da Assistência Social para 2025 que terá algumas modificações.
“A reunião foi muito produtiva. O objetivo foi deixar todo o cofinanciamento alinhado, com os municípios habilitados até o fim do ano para que em 2025, quando o exercício financeiro do Estado for liberado, já possamos fazer o repasse do para os municípios, de forma mais antecipada”, disse a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos.
Ela lembrou ainda que Santa Catarina foi o primeiro estado do país a adotar um novo modelo que repassa recursos aos municípios por pisos, de acordo com o porte e serviços executados em cada cidade. O intuito da mudança foi tornar o processo de cofinanciamento mais rápido e eficiente já que Estado pode melhorar o acompanhamento e monitoramento dos municípios em relação à Política de Assistência Social, em Santa Catarina que visa garantir direitos e busca o desenvolvimento de todos os catarinenses.
A última CIB do ano está prevista para o dia 3 de dezembro e será realizada de forma presencial na sede da Associação de Município da Grande Florianópolis (GranFpolis).
O que é a CIB?
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e pactuação da operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado. Fazem parte desta comissão seis representantes da gestão estadual e seis representantes da gestão municipal, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 12° Máx. 22°
Chuvas esparsas