
Fotos: Divulgação/ Secom Governo do Rio Grande do Sul
Cada unidade operacional da Polícia Militar de Santa Catarina se transformou em um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. E desde segunda-feira, 11, o povo catarinense vem mostrando solidariedade. Os mantimentos estão chegando em todas as regiões do estado, em cidades como Blumenau, Araranguá, São Bento do Sul e São Miguel do Oeste, além de Florianópolis.
Podem ser doados itens de cama e banho e cobertores em boas condições. Os desabrigados necessitam também de kits de higiene pessoal, contendo, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico.
O mesmo vale para os kits de limpeza, que podem conter água sanitária, desinfetante, sabão em pó, detergente líquido, esponjas e panos de limpeza. Também é recomendado doar vassouras, rodos e baldes. “Nós já recebemos materiais de limpeza, roupas e desde o primeiro dia. Com autorização do governador Jorginho Mello, a Polícia Militar participou de toda a operação de busca e socorro às pessoas que foram atingidas. O nosso helicóptero Águia 04 operou lá durante a primeira semana e retornou”, explica o comandante-geral da PMSC, Aurélio Pelozato da Rosa.

Para além das doações, Santa Catarina está com as mãos estendidas para o estado vizinho em forma de efetivo policial. O comandante-geral da PMSC afirma que depois da fase de socorro em tragédias, é preciso estar de prontidão para evitar crimes no local atingido. “Após um primeiro momento de um evento como esse as buscas e o socorro vão diminuindo e há uma preocupação com a preservação da ordem pública, com roubos e furtos, então nós temos 30 policiais preparados aqui, 10 viaturas e 10 conjuntos de cavalaria para que possam apoiar o Rio Grande do Sul caso necessário”.
A arrecadação vai até a quinta-feira, 14. Depois disso, tudo passa para a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, como explicou a titular da pasta, Maria Helena Zimmermann: “A Federação dos Municípios Catarinenses vai levar todos esses produtos para as assocoações dos municípios, onde o Estado vai buscar e levar para o Rio Grande do Sul”, concluiu.
O volume de tudo que for doado só vai ser medido quando terminar o prazo para a ajuda.
Desenvolviment... SCGÁS destina mais de R$ 200 mil a projetos sociais aprovados no segundo trimestre de 2026
Desenvolviment... Assistência Social capacita profissionais sobre acesso de migrantes à Previdência Social
Desenvolviment... Governador assina ordem de serviço para construção de Centros de Atendimento à Pessoa Idosa
Desenvolviment... Assistência Social cria central de informações para imigrantes venezuelanos após terremoto
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina é destaque no Summit Cidades 2026
Desenvolviment... Governo do Estado autoriza construção de 30 casas em São João Batista
Desenvolviment... Assistência Social repassa mais de R$ 26 milhões em recursos para os municípios
Desenvolviment... SAS lança guia rápido aos municípios sobre o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social
Desenvolviment... Assistência Social do Estado realiza live sobre migração em Santa Catarina Mín. 9° Máx. 24°





