Com o objetivo de reunir a comunidade para conhecer os produtos coloniais e o artesanato local, a Administração Municipal de Faxinal dos Guedes, com auxílio da Sala do Empreendedor e apoio do Sebrae/SC, através do Programa Cidade Empreendedora, desenvolveu a Feira Noturna da Agricultura Familiar e Artesanato. Desde abril deste ano essa iniciativa tem contribuído para movimentar a economia local, oferecer uma oportunidade diferenciada para os produtores comercializarem seus produtos e fortalecer seus negócios.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming, explica que a ideia da feira noturna surgiu da necessidade de impulsionar os pequenos negócios da agricultura familiar. “Esses empreendedores não tinham um local adequado, de fácil acesso ao público e com horário estratégico para comercializar os produtos. Por isso, após conversas e alinhamentos realizados pela Sala do Empreendedor, foi definido que a feira seria nas sextas-feiras à noite, das 17h às 22 horas, na Rua Coberta. Pois é um momento em que as famílias já estão dispostas a sair e aproveitar o fim de semana”, destaca. Em paralelo a essa ação, a Sala do Empreendedor também oferece capacitações, auxilia os produtores a definir seus custos, aprimorar seus produtos e atender a todas as exigências legais. Esse apoio possibilita o aumento da competitividade dos pequenos negócios para que conquistem novos mercados e alcancem o sucesso. O secretário de Administração e Fazenda, Diomar de Souza, explica que a feira conta atualmente com 26 expositores. “Os agricultores têm liberdade para trazer os produtos, frescos, de época de safra, que desejam comercializar. No artesanato eles expõem os belos produtos que antes eram comercializados em casa e agora estão recebendo visibilidade. Com isso, são incentivados a permanecerem na área. O Sebrae/SC é nosso parceiro, sempre nos ajudando a desenvolver novos projetos e também na manutenção do mesmo”, ressaltou. OPORTUNIDADE Para o produtor Gilmar Baldi, a feira é um sonho realizado. “Está no caminho certo, ainda temos alguns ajustes a fazer, como garantir que os expositores tenham produtos o ano todo, mas a iniciativa já está proporcionando resultados incríveis. Conseguimos comercializar nossos produtos em grande escala, alcançar novos clientes e mostrar para todos a qualidade do que produzimos. É muito gratificante ver pessoas que nos conheceram na feira procurarem nossos produtos direto na propriedade. Essa visibilidade é fundamental para o nosso negócio ter continuidade”, comemora. Baldi salienta ainda que pretende continuar evoluindo com a feira, em busca de melhorar os produtos e o atendimento. Atualmente ele comercializa geleias, frutas, mandioca, batata salsa, cachaça, pipoca, açúcar mascavo e feijão.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 12° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 31°
Tempo nublado