
Banana é a fruta de maior produção e área plantada em Santa Catarina (Foto: Bruno Krauss Salvador / Epagri)
A banana é a fruta de maior produção e área plantada em Santa Catarina. O Estado tem 28.871 hectares de pomares de banana. O Litoral Norte catarinense é o maior produtor, concentrando 74% da área plantada. A região conta com 21.400 hectares de bananais, localizados principalmente nos municípios de Corupá, Luiz Alves, São João do Itaperiú e Massaranduba. O Litoral Sul é a segunda maior região produtora, com 6.878 hectares, o que corresponde a 24% do total. O maior produtor da região é o município de Jacinto Machado.
Esses dados constam do mapeamento agrícola feito com uso de imagens de satélite e finalizado recentemente pela Epagri, com apoio da Fapesc. Para o levantamento, os pesquisadores utilizaram imagens de alta resolução espacial do satélite CBERS-04A. “O uso de imagens de satélite permite a identificação exata da cultura e a estimativa de área de cada pomar”, explica Kleber Trabaquini, pesquisador da Epagri/Ciram e líder do projeto.

Valci Vieira, pesquisador da Epagri/Ciram que também atuou no projeto, explica que os mapeamentos de áreas agrícolas são importantes para o levantamento de área, planejamento e monitoramento da cultura. “Também auxiliam na escolha de boas práticas agrícolas e na otimização dos recursos naturais, entre outros fins”, descreve.
Cerca de 4 mil famílias agricultoras catarinenses têm a produção de banana como principal atividade econômica. Os pomares se concentram em propriedades de pequeno e médio porte. Em 2018, a Banana da Região de Corupá, no Litoral Norte catarinense, recebeu a Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem, conquistando o título de mais doce do Brasil.

A equipe da Epagri/Ciram vem trabalhando com mapeamentos agrícolas com uso de imagens de satélite há mais de uma década, contando com o apoio dos extensionistas da Epagri. Entre os mapeamentos já realizados estão arroz irrigado, cebola, maçã , soja e vinhedos de altitude.
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





