Quinta, 19 de Setembro de 2024
49 9 9111-4949
Saúde Saúde

Secretaria de Estado da Saúde promove Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas

Foto: Daniela Melo/SESSituações de crise mental podem ser tão graves quanto as emergências físicas, exigindo cuidado e atenção especial. Com o foco...

18/09/2024 07h12
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Daniela Melo/SES

Situações de crise mental podem ser tão graves quanto as emergências físicas, exigindo cuidado e atenção especial. Com o foco em qualificar e melhorar o atendimento dos profissionais de urgência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta segunda e terça-feira, 16 e 17, o primeiro Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas, na UNISUL de Pedra Branca, em Palhoça. O encontro foi organizado este mês, em alusão ao Setembro Amarelo

“A realização do Simpósio demonstra a preocupação do Governo do Estado em aproximar os diversos órgãos que atendem as situações de urgência psiquiátrica, buscando além da integração, a união de esforços para um atendimento mais dinâmico e humanizado com foco principal na prevenção da vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, mantém a escuta permanente a todas as situações de urgência da população catarinense. Os profissionais estão prontos e preparados para atender em diversas situações”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

Continua após a publicidade
Anúncio

O objetivo do evento foi romper paradigmas e trazer uma abordagem mais humanizada para as emergências psiquiátricas. Foram apresentadas atualizações científicas e compartilhadas práticas de atendimento que colocam o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Além disso, foi um espaço de reflexão e aprimoramento sobre o atendimento emergencial em saúde mental.

O número de ocorrências psiquiátricas vem crescendo em todo país. Lidar com essas situações exige preparo técnico, empatia e acima de tudo um sistema integrado que permita respostas ágeis e eficazes. “Todos os dias atendemos inúmeros casos psiquiátricos em Santa Catarina. O evento quebra paradigmas e traz conhecimento para todas as equipes da rede de saúde. Além disso, reforça o papel de cada um neste contexto, para prestar atendimento de qualidade. Desmistificar  o tema e criar ambientes onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos são passos muito importantes”, acredita o psiquiatra André Roeder, coordenador da Central de Regulação de Urgência (CRU) de Blumenau.

Com uma programação ampla, o Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas contou com palestras, workshops e mesas de debates buscando engajar todos os profissionais envolvidos nas emergências psiquiátricas e proporcionando um espaço para a troca de experiências e boas práticas.

“O Simpósio foi uma oportunidade única para discutirmos a complexidade do atendimento psiquiátrico em situações de urgência. Nosso foco é aprimorar o conhecimento técnico, promover uma visão mais humana, compreendendo que cada caso é único e requer empatia e cuidado especializado. A educação e a capacitação contínua são as bases para garantirmos um atendimento de qualidade aos pacientes psiquiátricos em situação de crise, e este evento será um marco nesse sentido”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) de Santa Catarina, enfermeira Juliana Guaresi.

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias