
Chapecó recebe o road show “O Agro e o Mercado de Capitais”, realizado nas principais regiões produtoras do País para ampliar o acesso de empresários rurais às informações sobre o mercado de capitais e instrumentos privados de crédito usados no financiamento do setor. O evento gratuito acontecerá no dia 14 de setembro, a partir das 14h, na Feira MercoAgro 2023, no auditório da Aurora Coop – pavilhão amarelo.
Para discutir as soluções do mercado de capitais ao agronegócio em Chapecó estarão presentes representantes de entidades e do mercado: Renato Buranello (presidente do IBDA - Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio), Bruno Gomes (superintendente da CVM - Comissão de Valores Mobiliários), Christino Áureo (representante do IPA - Instituto Pensar Agropecuária - e relator do FIAGRO), Flavia Palacios (presidente da Comissão de Securitização da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e Odacir Zonta (consultor legislativo e cooperativista). O road show faz parte dos acordos de cooperação técnica entre a CVM, o IBDA, o IPA e a ANBIMA.
“Esta é a iniciativa de maior destaque da CVM junto ao setor agro, levando conhecimento aos produtores sob a ótica do mercado de capitais”, explica Renato Buranello, presidente do IBDA.
A proposta da instituição é de que, em cada localidade, o evento tenha a parceria e o apoio de uma associação local. “A agricultura tem demandado cada vez mais recursos. Precisamos renovar e ampliar as fontes de financiamento, oferecendo alternativas privadas e fora do modelo anterior já conhecido, que conta com instrumentos e recursos públicos e direcionamento através das instituições participantes do Sistema Nacional de Crédito Rural. Essa iniciativa vai trazer uma concorrência sadia, facilitando a experiência do produtor rural”, avalia.
Buranello destaca que os contratos comerciais e as duplicatas geradas nas relações entre os produtores e seus agentes econômicos poderão ser “embalados” e levados ao mercado de capitais, com a distribuição desses papéis junto à população urbana e rural que poderá participar de uma atividade importante - o agronegócio - obtendo remuneração desse capital investido.
Para Bruno Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, “é nítido o interesse dos pequenos e médios produtores rurais em acessar o mercado de capitais para se financiar, assim como dos investidores nas ofertas do setor”. Gomes explica que o volume de ofertas relacionadas à indústria do Fiagro iniciadas em 2022 atingiu R$ 8,1 bilhões, representando aumento de 76% em relação a 2021.
“A CVM tem percebido esse interesse e segue muito atenta e comprometida com a missão de estimular o agronegócio no mercado de capitais. Um dos objetivos da CVM é aumentar a divulgação das opções de financiamento da cadeia do agro e proporcionar mais educação financeira dos empreendedores rurais", afirma o executivo.
O ex-deputado Christino Áureo afirma que participar dos eventos sobre o mercado de capitais tem sido uma das atividades mais gratificantes nos últimos meses. “É muito bom poder contribuir com algo que a gente acredita. Tenho a firme convicção de que chegou o momento da consciência de que o agro brasileiro precisa de novas formas de financiamento, de conceber sua estrutura de capitais, tanto para suportar os investimentos que precisam ser feitos na infraestrutura, antes, dentro e depois da porteira como também, o custeio das atividades. É um momento histórico que possibilita ao Brasil ter uma modelagem de acesso a recursos que o coloque em condições de igualdade com seus competidores mundiais, especialmente os Estados Unidos e a Europa que já se utilizam desses modelos há muitos anos”.
“O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e sua expansão requer acesso a recursos financeiros adequados. A disponibilidade de instrumentos financeiros promove o acesso a capital para pequenos e médios produtores rurais, cooperativas agrícolas e demais agentes do setor. Isso impulsiona a modernização das atividades agropecuárias, o aumento da produtividade e a melhoria das condições de vida no campo”, diz Flavia Palacios, coordenadora da Comissão de Securitização da ANBIMA, que estará no evento levando informação sobre os instrumentos de crédito disponíveis para o setor.
Sobre o IBDA
O Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) tem por objetivo o estudo do Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais (SAGs), formando um observatório para a formulação de políticas públicas e melhor interpretação do conjunto de normas que regulam o setor. O Instituto promove a difusão de conhecimento específico sobre regime jurídico do setor, bem como estudos técnicos que venham a contribuir para seu melhor desenvolvimento.
Serviço:
“O Agro e o Mercado de Capitais”
Data/horário: 14 de setembro, das 14h às 15h45.
Local: Feira MercoAgro 2023, no auditório da Aurora Coop, pavilhão amarelo. Parque de Exposições Tancredo Neves - R. Sen. Atilio Fontana, 240 – Efapi - Chapecó (SC).
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





