Foto: Annye Kettly/ Divulgação Fonseas
A secretária adjunta da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Luciane dos Passos, participa nesta terça-feira, 20, em Brasília, da reunião ordinária do Fórum dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). Na capital Federal ela também vai integrar a reunião do Comissão Intergestores Tripartite (CIT) nesta quarta-feira, 21.
Entre os assuntos tratados durante o Encontro Nacional estão assuntos debatidos estão a Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do processo e do papel da Assistência Social na desinstitucionalização, com foco no fechamento de hospitais de custódia e manicômios judiciais.
Também foram abordados o panorama do orçamento e financiamento do Sistema Único de Assistencia Social (Suas) para o período de 2023 a 2024, entre outros tópicos de relevância para ampliação, qualificação e aprofundamento da garantia do direito à Assistência Social no Brasil
“Esse é um momento importante de troca de experiências entre gestores de todo o país e construção de da Política de Assistência Social. Alguns assuntos abordados impactam diretamente no nosso trabalho e por isso precisam de uma discussão mais ampliada, como é o caso do fechamento dos hospitais de custódia”, disse a secretária adjunta.
O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política de todas as Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 33°
Chuvas esparsas