Quinta, 21 de Novembro de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Secretaria da Assistência Social participa de evento sobre migração, cidadania e direitos humanos

Foto: Felipe Pinheiro / SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta segunda-feira, 24, do seminário Voz...

24/06/2024 16h53
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Felipe Pinheiro / SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta segunda-feira, 24, do seminário Vozes em Movimento: Migração, Cidadania e Direitos Humanos. O evento ocorre no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), em Florianópolis.

“O Governo do Estado está empenhado em aprimorar as políticas públicas para os migrantes que chegam ao nosso estado. Procuramos acolher e auxiliar no que for necessário, com foco na inserção no mercado de trabalho e na atualização da documentação. Um trabalho que é reforçado também com a vinda dos migrantes climáticos do Rio Grande do Sul”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Continua após a publicidade
Anúncio

A SAS foi uma das convidadas e foi representada pela gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes. Na oportunidade também participaram do debate a representante de Projetos da Organização Internacional para Migrações (OIM) em Santa Catarina, Carol Peçanha; Richardson Civil, da Associação de Jovens Haitianos em Ciências da Saúde e Anna Luiza Odebrecht, agente de Proteção na Ong Círculos de Hospitalidade. A mediação foi de Claudia Lazcano, coordendora do projeto de Extensão InterAções.

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), da Polícia Federal, Santa Catarina tem mais de 153 mil imigrantes. Somente no ano passado o número aumentou em mais de 28 mil. Por isso, a Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS trabalha para contribuir na regularização de documentos dos imigrantes que chegam ao estado e realiza diversas reuniões para buscar estratégias para melhorar, facilitar e agilizar a esse processo; que é uma das grandes dificuldades desse público. A SAS, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, também é responsável por receber as denúncias de violação de direitos contra os imigrantes e encaminhamento aos órgãos necessários.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias