Domingo, 14 de Julho de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

No Dia do Meio Ambiente, Cras de todo o estado trabalham o tema com crianças e adolescentes

Foto: Divulgação/ Cras de Barra BonitaNo Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ...

05/06/2024 18h03
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/ Cras de Barra Bonita

No Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todo o estado lembraram o tema promovendo atividades, especialmente com crianças e adolescentes, que destacavam a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais.

Em São Lourenço do Oeste o Cras lembrou questões como a destinação correta do lixo e até mesmo a prevenção ao mosquito da dengue. A psicóloga Sarah Carolina dos Santos explica que, como eles trabalham com públicos em situação de vulnerabilidade, diversos assuntos foram abordados. “Falamos da saúde, segurança dos espaços e também porque muitas vezes essas crianças estão em territórios vulneráveis que não tem o acesso adequado a serviços como saneamento básico, coleta seletiva de lixo e é essa sensibilização é importante para que o ambiente tenha uma melhor qualidade”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Já a assistente social do município, Sidiane dos Santos Alvaristo, comenta que com os grupos foram construídas armadilhas do mosquito da dengue e foi feita uma coleta de objetos que poderiam ser criadouros do mosquito. “Eles também construíram lixeiras para coleta e separação do lixo e trabalhamos essa temática do meio ambiente para que a conscientização e o cuidado sejam mais efetivos na nossa cidade. Temos também uma oficina na horta com os usuários que é permanente”, disse.

Em Barra Bonita, as orientadoras sociais do Cras, Juliana Bassani e Eliane Fátima Mittmann, trabalharam o tema por meio de uma pintura coletiva. “Nossa ideia é que todos se envolvessem com essa atividade e também trabalhando a própria coletividade, com a importância de respeitar o espaço de cada um, a forma de representação de cada um e até a importância da coletividade na separação do lixo e reciclagem dos resíduos”, disseram.

Em Caibi, a professora de educação ambiental do Cras, Dulce Maria Dalle Molle, conta que na cidade são trabalhados em todas as aulas a preservação do meio ambiente, separação do lixo reciclagem. “Inclusive fomos em praças e locais próximos ao Cras recolher o lixo, ensinamos a fazer a separação e hoje em especial trabalhamos a consciência ambiental de que precisamos cuidar do nosso planeta, economizar água e energia, fizemos plantio de suculentas, chás e estamos falando da fauna, flora que é uma coisa que eles adoram”.

A gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Jaqueline Muller, ressalta que hoje Santa Catarina conta com 400 Cras em 295 municípios e todos os equipamentos aproveitam as datas comemorativas para desenvolverem atividades. “Nesta data eles estão trabalhando através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos o tema do Meio Ambiente. Esses temas servem também para desenvolver competências como responsabilidade, sentimento de pertencimento na comunidade e cuidado com o local onde vivem”, finaliza.

Mais informações:
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias