
O livro infantil editado pela Epagri “Começo, meio e fim: o solo é assim” virou uma animação, que foi lançada na terça-feira, 4 de junho, na Escola Básica Judite Adelina Schurraus, em Santo Amaro da Imperatriz. A atividade faz parte das comemorações da Epagri referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A animação conta a história do pequeno indígena Ibiacy e seu amigo Tucan, um tatu-canastra muito sabido. Eles partem em uma aventura para conhecer os solos e biomas de algumas regiões da América Latina e Caribe. Foi a forma lúdica que profissionais da Epagri e da UFSC encontraram para apresentar para crianças de 6 a 11 anos alguns dos principais solos que caracterizam os biomas latino-americanos. A obra também serve de apoio pedagógico para escolas, técnicos e agentes comunitários, confira:
A realização da animação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Epagri e a UFSC. Assim, alunos e professores do curso de graduação em animação deram vida e movimento às ilustrações de Sol Packer, originalmente publicadas no livro.
Lúdico e pedagógico
“Traduzir temas relevantes sobre biodiversidade e solos através de publicações lúdicas, com linguagem mais acessível e cativante para as crianças e adolescentes, é uma forma de apresentar temas complexos e estimular o olhar para o ambiente em que elas vivem e a consciência de conservação dos recursos naturais não renováveis dos quais toda a forma de vida depende”, relata Elisângela Benedet da Silva, pesquisadora da Epagri/Ciram e uma das autoras do livro. Ela acrescenta que o uso de ferramentas digitais, como a animação, ajudam a divulgar a ciência para públicos específicos, além de auxiliar professores e extensionistas sociais na sensibilização e na promoção de ações de conservação dos recursos naturais nas escolas.

O trabalho foi apresentado para cerca de 90 crianças das turmas do 5º e 6º anos que frequentam a escola nos períodos da manhã e da tarde. “A Animação foi muito bem recebida pelos alunos e professores, pois é uma maneira lúdica e diferente de apresentar o conteúdo programático da escola, principalmente falando sobre a Mata Atlântica, o bioma onde estamos inseridos”, pondera Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri em Santo Amaro da Imperatriz, que desenvolve um amplo trabalho de educação ambiental no município. Liagreice é também a narradora do vídeo.

Liagreice relata que a escola Judite Adelina é parceira da Epagri nas atividades relacionadas ao meio ambiente. Possui brechó solidário, coleta de tampinhas plásticas, lacres, pilhas, baterias, óleo de cozinha e conta com um container para a separação de recicláveis para posterior venda e arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Professores. Além disso, uma horta escolar apoia as aulas de ciências e a alimentação dos estudantes.
Autores e colaboradores
Além de Elisângela, Liagreice é uma das autoras da publicação, juntamente com Argeu Vanz e Ivan Luiz Zilli Bacic, todos da Epagri. Arcangelo Loss, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, também é autor. A animação contou ainda com a colaboração de Flávio Andaló, professor do curso de animação da UFSC, Aline Cardozo Pereira e Paola Azevedo, servidoras do CCA, Estéfano Ruis e Giovana Nicóli, estagiários do curso de animação da UFSC.
O livro “Começo, meio e fim: o solo é assim” pode ser baixado gratuitamente no site da Epagri .
Agricultura Secretaria da Agricultura e Pecuária realiza concurso público para Analista Técnico Administrativo
Agricultura Programa Sinal Bom vai ampliar internet e telefonia no campo e nas rodovias catarinenses com investimento de R$ 830 milhões
Agricultura Epagri/Ciram lança painel com informações sobre usuários de água regularizados em Santa Catarina
Agricultura Epagri busca parceiros no ecossistema de inovação para impulsionar tecnologias agrícolas
Agricultura Milho do São João pode ajudar na saúde, apontam estudos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura AVISO DE PAUTA: Epagri realiza evento em Rio do Sul nesta segunda para orientar agricultores e jornalistas a respeito do El Niño
Agricultura Cedup agrotécnico da Serra comemora 86 anos e recebe investimento da Epagri
Agricultura Vazio do maracujá: saiba como eliminar pés de maracujazeiro da forma correta Mín. 11° Máx. 19°





