Domingo, 08 de Setembro de 2024
49 9 9111-4949
Agricultura Agricultura

Semana do Meio Ambiente contará com eventos sobre agricultura sustentável em Atalanta

Agricultores, técnicos, estudantes e outros profissionais estarão em Atalanta entre 4 e 6 de junho para o VIII Encontro Catarinense do Sistema Plan...

29/05/2024 12h18
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Agricultores, técnicos, estudantes e outros profissionais estarão em Atalanta entre 4 e 6 de junho para o VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto e o IV Encontro Estadual do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O evento acontece no salão e no pátio da igreja no centro do município e é promovido pela Epagri, em parceria com a prefeitura, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati (Aeari).

Os eventos acontecem na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data não foi escolhida por acaso, já que o evento se propõe a impulsionar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura na região e no Estado.

Juliane Garcia Knapik Justen, extensionista e coordenadora do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, explica que a região do Alto Vale do Itajaí, onde fica Atalanta, enfrenta um desafio crítico relacionado à degradação do solo, especialmente devido à erosão acelerada. Os municípios locais também são atingidos por inundações recorrentes, resultando inclusive no assoreamento dos leitos dos rios. 

Continua após a publicidade
Anúncio

“A erosão, resultante muitas vezes de práticas inadequadas, tem impacto direto na fertilidade do solo, na qualidade da água e na estabilidade dos ecossistemas locais”, argumenta a extensionista. Desta forma, “o evento visa não apenas abordar boas práticas agrícolas, mas também confrontar esse desafio crucial, promovendo ações efetivas para conter a erosão do solo e a sustentabilidade do ambiente agrícola no Alto Vale do Itajaí e no Estado”, detalha. 

Programação

A programação é formada por palestras, minicursos, exposição de máquinas e equipamentos, estandes institucionais, homenagens, apresentação de trabalhos temáticos, além de trocas de sementes e mudas. Ainda estão programadas uma tarde de campo na Estação Experimental da Epagri em Ituporanga e visitas técnicas. Entre as atividades paralelas, destaque para o evento especial para  jovens  e escolares.

São esperados produtores das principais cadeias produtivas da região, incluindo grãos, pecuária, fruticultura, olericultura e fumicultura. O evento é direcionado ainda a lideranças locais e regionais, estudantes, extensionistas, pesquisadores, técnicos agrícolas e profissionais do setor que têm envolvimento com a temática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas  aqui .

O primeiro encontro de plantio direto de Santa Catarina aconteceu em  1985, em Xanxerê. A edição mais recente foi realizada em Bela Vista do Toldo, em 2022, com público aproximado de  600 pessoas. Encontros estaduais de SPDH acontecem desde 2016.

Sobre SPDH

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Juliane explica que o sistema de plantio direto vem sendo consolidado ao longo de 30 anos, visando a saúde das plantas e a condução do agroecossistema para produzir alimentos seguros, limpos e com respeito ao meio ambiente. O  SPDH  busca a acumulação de carbono e a modernização da agricultura, com uma abordagem tecnológica inclusiva para a agricultura familiar. Prevê uma série de práticas conservacionistas, a principal delas a proteção permanente do solo com palhada, utilizando plantas de cobertura. 

Com 3.227 habitantes, Atalanta é conhecida como Capital Ecológica de Santa Catarina, devido ao comprometimento com a preservação ambiental. Também é chamada pelos moradores de “Cidade Jardim da Mata Atlântica”. Conta com um dos maiores viveiros de mudas nativas do Brasil, o Viveiro Jardim das Florestas, da Apremavi, com capacidade para produzir 1,5 milhão de mudas por ano. A agricultura diversificada desempenha um papel crucial na economia local, que também é impulsionada pelo agroturismo e ecoturismo.

Serviço

O quê: VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto e o IV Encontro Estadual do Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)
Quando: entre 4 e 6 de junho
Onde: no salão e no pátio da igreja do Centro de Atalanta
Mais informações e inscrições no site do evento

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias