Sábado, 10 de Maio de 2025
49 9 9111-4949
Saúde Saúde

SAMU/USA realiza capacitação para parada cardiorrespiratória em bebês e adultos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Unidade de Suporte Avançado (SAMU/USA) realizou nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, capacita...

23/05/2024 17h48
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Unidade de Suporte Avançado (SAMU/USA) realizou nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, capacitação de profissionais para a reanimação de pacientes em casos de parada cardiorrespiratória. O treinamento ocorreu na sede do SAMU/USA em Coqueiros, Florianópolis.

Nesta primeira etapa, foram capacitados colaboradores do setor administrativo do SAMU/USA, além dos profissionais que atuam na Central de Regulação. Porém, o cronograma segue ao longo do ano, com ações voltadas para o público interno e externo.

“Acreditamos que é fundamental investir em treinamento e capacitação das nossas equipes, assim como contribuir com a educação da população em geral. As pessoas capacitadas, sejam leigas ou profissionais, tornam-se multiplicadores de conhecimento, além de poder prestar ajuda a alguém que necessita deste primeiro socorro”, afirma a diretora-geral do SAMU/USA, Carla Birolo.

Continua após a publicidade
Anúncio

O treinamento foi ministrado por enfermeiros e médicos do SAMU, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU/USA. O projeto incluiu cinco bonecos de reanimação de bebês e adultos com simulador, que dá mais realismo na atividade. Esses manequins foram adquiridos com recursos do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), com captação realizada pela FAHECE, organização social que faz a gestão do SAMU/USA junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

“A ACIF acredita que investimentos em treinamento e capacitação refletem diretamente na qualidade de vida da comunidade. Preparar os profissionais de saúde e a população em geral para situações de emergência é uma forma de promover segurança e bem-estar a todos”, destaca Célio Bernardi, presidente da ACIF.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias