Domingo, 19 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Sociedade Políticas

Primeiro Congresso Internacional de Resíduos Sólidos acontece em São Paulo

O evento aconteceu entre 7 e 9 de maio e contou com uma programação diversificada, trazendo abordagens sobre os mais variados assuntos relacionados...

16/05/2024 18h34
Por: Redação Fonte: Agência Dino

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, promoveu, em parceria com a FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos.

Realizado na sede da FESPSP, com o tema "Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes", o congresso reuniu dois eventos em uma iniciativa inédita: o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

Especialistas de Portugal, Espanha e Peru, entre outros, apresentaram experiências internacionais do setor. No dia 7 de maio (terça-feira), Luís Veiga Martins, diretor de Sustentabilidade da Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), de Portugal, contribuiu com sua experiência no painel sobre Economia Circular, Logística Reversa e Recuperação de Resíduos.

No mesmo dia, Cristina Vallejo, diretora da Divisão de Ambientes Saudáveis da AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), falou durante o painel que abordou Comunicação, Educação Ambiental e Envolvimento da Comunidade.

Em 8 de maio (quarta-feira), foi ministrada a palestra de Francisco Colomer Mendoza, professor e pesquisador na Universidade Jaume I, na Espanha, no painel sobre Tratamento de Resíduos e Inovações para Sustentabilidade Ambiental.

Ainda na quarta, o painel Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa contou com a participação de Marcos Alegre Chang, consultor internacional em Economia Circular, Produção Mais Limpa, Huellas Políticas y Programas de Resíduos Sólidos e diretor da DIRSA - División Técnica de AIDIS- Peru.

No último dia, o público conferiu a palestra internacional sobre Experiências Internacionais da Regulação dos Serviços Públicos do Setor Resíduos Sólidos, com Rui Cunha Marques, consultor do Banco Mundial e Instituto Técnico de Lisboa - Portugal.

Foram três dias e 12 painéis com alguns dos maiores especialistas, líderes governamentais, empresários, acadêmicos e demais interessados na temática para explorar soluções inovadoras que moldarão o futuro das cidades sustentáveis. Entre os temas abordados estão os desafios contemporâneos que as cidades enfrentam em relação aos resíduos sólidos e como transformá-los em oportunidades, contemplando, na sua programação, as últimas tendências e tecnologias inovadoras em gestão de resíduos, economia circular e logística reversa e apresentando as melhores práticas de cidades inteligentes e como as parcerias público-privadas podem impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A coordenadora do evento, Roseane Souza" comenta que "com mais de 600 participantes e 12 temas importantes discutidos, estamos orgulhosos do que alcançamos juntos e estamos animados em anunciar o 2° Congresso Internacional, que será realizado em Belém do Pará no próximo ano", , que também coordena a Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES. "Um dos compromissos mais importantes que firmamos aqui foi a erradicação dos lixões. Este é um desafio que exigirá o trabalho conjunto e determinação de todos nós. Vamos nos unir nesse pacto e trabalhar incansavelmente para encerrar os lixões em todo o país. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para todos".

O professor Elcires Pimenta, coordenador do Congresso pela FESPSP, frisa que os temas abordados durante o evento são de suma relevância para o setor de saneamento ambiental, com destaque para a Regulação e as Mudanças Climáticas, considerados alguns dos principais desafios no cenário das políticas nacionais brasileiras. "Os temas trouxeram um grande subsídio para a nossa compreensão em relação à nossa realidade atual e aos desafios que nos aguardam", sublinha.

Para conferir a programação, basta acessar: https://congressoderesiduos.com.br/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 08h02
10°
Neblina

Mín. 10° Máx. 13°

10° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (0.21mm) Chance de chuva
Amanhã (20/05)

Mín. Máx. 19°

Tempo limpo
Amanhã (21/05)

Mín. 11° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias