
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, iniciou neste mês as primeiras cirurgias de Alta Complexidade em ortopedia após receber a habilitação da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade atende pacientes da região do Meio Oeste de Santa Catarina. Foram realizadas três cirurgias de Artroplastia Total Primária do Joelho, e já estão previstas as primeiras cirurgias de quadril.
“Todo o esforço é para ampliar o acesso dos pacientes às cirurgias eletivas. O número de hospitais habilitados e autorizados a realizar os procedimentos está aumentando e isso significa tirar as pessoas da fila de espera e devolver a qualidade de vida para quem aguarda tanto tempo por uma cirurgia”, destaca o governador Jorginho Mello.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica que ampliar as cirurgias ortopédicas é um grande desafio. “Estruturamos a Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia, buscando uma maior oferta de serviços. Somente neste ano, chegamos a 12 novas unidades autorizadas a realizar esses procedimentos”, enumera.
As cirurgias foram realizadas nos dias 18 e 23 de agosto. Além dos procedimentos, já foram atendidos no ambulatório de ortopedia 66 pacientes, que agora estão realizando os exames e consultas pré-cirúrgicos. Os primeiros procedimentos de quadril estão programados para os dias 26 e 30 deste mês.
A unidade também é referência em oncologia na região, o diretor do hospital, Jovani Antônio Steffani, explica que o hospital tem mantido a fila de cirurgias oncológicas zerada. “Nós absorvemos as altas complexidades das cirurgias de ortopedia, estamos mantendo a fila zerada para as cirurgias oncológicas. Inclusive auxiliamos em outras especialidades, como dermatologia, para municípios de diferentes regiões. Da mesma forma, ocorre com a neurocirurgia. Esse alinhamento entre o governo do estado, suas políticas, os prestadores de serviços e os municípios é algo que nos enche de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo”’, afirma.
Unidades com habilitação Estadual
Hospital Regional Araranguá – Araranguá;
Hospital Oase – Timbó;
Hospital Beatriz Ramos – Indaial;
Hospital Bethesda – Joinville;
Hospital São Braz – Porto União;
Hospital Pequeno Anjo – Itajaí;
Hospital Divino Salvador – Videira;
Hospital do Alto Vale – Rio do Sul;
Hospital Dom Joaquim – Sombrio;
Hospital Fundação Rio Negrinho – Rio Negrinho;
Hospital Santa Terezinha – Joaçaba;
Hospital Imigrantes – Brusque
Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]
Saúde Memorável Jornada Sinhá prepara edição histórica de 35 anos
Saúde Compra de perfume importado exige verificação em conjunto
Saúde Facelift ganha espaço entre pacientes mais jovens
Saúde Nódulo na adrenal descoberto por acaso exige avaliação
Saúde Emagrecimento após os 35 anos exige olhar além da balança
Saúde Setembro Amarelo: a andropausa pesa na saúde mental do homem
Saúde Pouco osso atrapalha implantes, mas há opções disponíveis
Saúde Tecnologia amplia opções na cirurgia de contorno corporal Mín. 8° Máx. 18°





