Sexta, 17 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Vice-governadora destaca iniciativas do Governo do Estado em favor das mulheres

Fotos: Richard Casas / GVGA vice-governadora Marilisa Boehm falou sobre iniciativas do Governo do Estado no enfrentamento à violência e ao assédio ...

30/04/2024 18h32
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Fotos: Richard Casas / GVG

A vice-governadora Marilisa Boehm falou sobre iniciativas do Governo do Estado no enfrentamento à violência e ao assédio contra as mulheres nesta terça-feira, 30, em Balneário Camboriú. Convidada para integrar um painel em evento realizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC), ela conversou com cerca de 800 profissionais do setor que trabalham em todos os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí e em outras partes do estado.

Marilisa recebeu a cartilha de prevenção e combate ao assédio no mercado imobiliário, material que será entregue digitalmente pela instituição tanto para as corretoras quanto para os corretores de imóveis. “A ideia de incluir esse tema em um evento de imersão para trocas de experiências profissionais um segmento voltado à prevenção é excelente. Além de cumprir o objetivo de capacitar e orientar as corretoras de imóveis sobre como conciliar a carreira profissional com a saúde e a vida pessoal, o Creci ainda prestou um grande serviço não só para o seu público interno, mas para toda a sociedade”, avaliou.

A vice-governadora falou da sua trajetória como delegada entre 1999 e 2022 em Joinville, onde criou a primeira Delegacia da Mulher na cidade e chegou a ser delegada regional, comandando cinco municípios da região. Citou ao público que também enfrentou os desafios de aliar a vida profissional com a vida pessoal. “Sofri preconceito e assédio moral. Mas não desisti, porquê a gente tem que ser forte. Fiz valer minha autoridade e trabalhei”, relatou.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Procedimento que, comentou, ela mantém como vice-governadora. “Estamos lutando muito pelas Salas Lilás. Nem todas as cidades de Santa Catarina têm uma delegacia especializada para as mulheres. Então estamos criando dentro das delegacias um espaço chamado Sala Lilás, que é um local onde as mulheres podem chegar e contar seu problema”, explicou.

A intenção do governo estadual é que as mulheres que sofrem violência física e sexual recebam um atendimento especializado e humanizado. “Antes elas tinham que ir na frente de um balcão, na frente de todo mundo, e contar que foi agredida. Já fizemos 29 e a meta é continuar ampliando a quantidade”, disse Marilisa.

Ela destacou também a importância de as mulheres denunciarem os agressores. “A violência só aumenta. Se a mulher não tiver coragem de ir a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência a violência se perpetua. Por favor, se alguém está sofrendo algum tipo de violência, seja ela qual for, procure a delegacia. Hoje o assédio sexual é amplamente falado, todo mundo tem acesso a celulares, gravadores e outros equipamentos que podem gerar provas”, avaliou.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Empreendedorismo

Outra área que recebe atenção permanente por parte do governo estadual, o empreendedorismo feminino também foi destacado. “Tenho lutado para que as mulheres tenham espaço, possam crescer, empreender. E o nosso governador Jorginho Mello aprovou o Pronampe Mulher. Que é uma linha de crédito de R$ 20 mil a R$ 100 mil destinada a apoiar micro e pequenas empresas com participação feminina”, citou.

As interessadas em ter acesso ao apoio financeiro devem acessar o portal do Badesc, a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, ou buscar as cooperativas de créditos parceiras da iniciativa. Os valores têm carência de 12 meses e as parcelas podem ser pagas em 36 meses, sem juros. “O cuidado com as mulheres é um dos objetivos que o governador Jorginho Mello e eu estamos cumprindo desde o primeiro dia de trabalho. A mulher é a base da família. Se ela está bem, as famílias e toda a sociedade estão bem”, concluiu Marilisa.

Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
alessandro.bonassoli@gvg.sc.gov.br
(48) 9-9919-8372

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 06h02
14°
Neblina

Mín. 15° Máx. 17°

14° Sensação
3.09 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (4.78mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)

Mín. 12° Máx. 16°

Chuva
Amanhã (19/05)

Mín. 11° Máx. 15°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias