Sexta, 03 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

CDH aprova fim de atenuante para menor de 21 anos e maior de 70 que violentar mulher

Projeto de lei que retira do Código Penal atenuante para condenados por crimes de violência sexual contra a mulher se o agente tinha menos de 21 an...

23/04/2024 17h25
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Professora Dorinha, relatora: objetivo é reduzir a impunidade e os índices de violência contra mulher - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Professora Dorinha, relatora: objetivo é reduzir a impunidade e os índices de violência contra mulher - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Projeto de lei que retira do Código Penal atenuante para condenados por crimes de violência sexual contra a mulher se o agente tinha menos de 21 anos ou mais de 70 anos na ocasião avançou nesta terça-feira (23). O PL 419/2023 , da Câmara dos Deputados, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Assim, o atenuante de idade nesse tipo de crime não poderá ser invocado para diminuir a pena aplicável. A proposta recebeu parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

O texto, de iniciativa da deputada federal Laura Carneiro, também evita a diminuição pela metade do prazo de prescrição de crimes que envolvem violência sexual contra as mulheres se o agente estiver em uma dessas faixas etárias. A prescrição varia de 3 a 20 anos, conforme a pena máxima atribuível.

Continua após a publicidade
Anúncio

A prescrição é a perda do direito do Estado de aplicar a pena ou de executá-la em virtude de falta de iniciativa nesse sentido.

Para a relatora, o projeto reduz a possibilidade de impunidade, contribuindo para inibir esses crimes. Ela também apontou que a proposta é uma resposta às estatísticas da violência contra a mulher.

— Temos nos estarrecido com as marcas da violência entre nós e, em especial, daquela contra as mulheres. A ideia normativa da proposição pode ser descrita como uma resposta aos padrões e comportamento que os números expõem — afirmou Dorinha.

A CDH é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 15h02
18°
Chuvas esparsas

Mín. 16° Máx. 18°

18° Sensação
3.09 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (13.13mm) Chance de chuva
Amanhã (04/05)

Mín. 18° Máx. 23°

Chuva
Amanhã (05/05)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias