Domingo, 26 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Cultura Cultura

Fundação Catarinense de Cultura completa 45 anos com Concerto Lírico e homenagens

O público conferirá espetáculo gratuito de canto lírico – Foto: Tóia OliveiraPara comemorar seus 45 anos de criação, a Fundação Catarinense de Cult...

23/04/2024 16h11
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O público conferirá espetáculo gratuito de canto lírico – Foto: Tóia Oliveira

Para comemorar seus 45 anos de criação, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove uma cerimônia e o Concerto Lírico, apresentado pela Camerata Florianópolis, no palco do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A apresentação ocorrerá nesta quarta-feira, 24, dia do aniversário da FCC, às 19h30.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é o órgão executor das políticas culturais no estado de Santa Catarina. Foi criada oficialmente em 24 de abril de 1979, pelo Decreto Estadual nº 7439, e tem como missão valorizar a cultura por meio de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística catarinense.

Atualmente, é responsável pela gestão do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), o mecenato estadual; de editais como o Prêmio Catarinense de Cinema e o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Também tem sob sua responsabilidade a administração de diversos espaços culturais: o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o Teatro Pedro Ivo, o Centro Integrado de Cultura (CIC) – que compreende o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o Museu de Imagem e Som (MIS/SC), as Oficinas de Arte, a Escolinha de Artes, as Salas Lindolf Bell, o Cinema Gilberto Gerlach e a Biblioteca de Arte & Cultura, a Galeria do Artesanato da Casa da Alfândega, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, o Museu Histórico de Santa Catarina, a Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, a Casa dos Açores / Museu Etnográfico (em Biguaçu), a Casa de Campo Governador Hercílio Luz (em Rancho Queimado) e o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras (em São Francisco do Sul).

“Em todos esses anos, muitas das realizações que ocorreram na área cultural de Santa Catarina foram possíveis graças à FCC. Então esta é uma data muito especial para nossa equipe, para o setor e para todo o estado”, comenta o presidente da entidade, Rafael Nogueira.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na parte inicial da solenidade, serão entregues homenagens a servidores com maior tempo de contribuição. Em seguida, o público confere o espetáculo gratuito que terá no repertório famosas árias de óperas e outras peças de canto lírico. Os solos ficarão por conta dos cantores Carla Domingues e Marília Oliveira (sopranos), Guilherme Albanaes (tenor) e Fernando De Carli (barítono), com produção de Maria Elita Pereira e regência do maestro Jeferson Della Rocca.

A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar o convite neste link.

No hall do Teatro Ademir Rosa, o público ainda poderá conferir uma exposição que traz imagens e a história da FCC.

Programa:

1 – Antonio Carlos Gomes
“Mia piccirella”, ária de Gennariello (Ópera Salvator Rosa)

2 – Georges Bizet
Canção do Toreador (Ópera Carmen)

3 – Giacomo Puccini
O Mio Babbino Caro (Ópera Gianni Schichi)

4 – Giuseppe Verdi
La Donna è Mobile (Ópera Rigoletto)

5 – Ernesto e Giambattista de Curtis
Torna a Surriento

6 – Giacomo Puccini
Valsa da Musetta “Quando m’en vo” (Ópera “La Bohème)

7 – Eduardo di Capua Alfredo Mazzuchi
O sole mio

8 – Charles Gounod
Je Veux Vivre (Ópera Romeu e Julieta)

9 – Wolfgang Amadeus Mozart
Papageno, Papageno (Ópera A Flauta Mágica)

10 – Johann Strauss Jr.
Valsa da Primavera

11 – Giacomo Puccini
Nessun Dorma (Ópera Turandot)

12 – Wolfgang Amadeus Mozart
Ária da Rainha da Noite (Ópera A Flauta Mágica)

13 – Gioachino Rossini
Largo al Factotum (Ópera O Barbeiro de Sevilha)

Arranjos: Pedro Magno, Jeferson Della Rocca, Alberto Heller

Solistas: Carla Domingues (soprano), Marilia Oliveira (Soprano), Fernando de Carli (Baritono), Guilherme Albanaes (Tenor)

Direção de Produção: Maria Elita Pereira

Serviço

  • O QUÊ? Aniversário da FCC com espetáculo Concerto Lírico (Camerata Florianópolis)
  • QUANDO? 24 de abril de 2024, às 19h30
  • ONDE? Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC)
  • INGRESSOS? Gratuito – retirar o convite pelo site Sympla
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias