Domingo, 26 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Cultura Cultura

MASC é tema de nova edição do ciclo Conversando sobre Museu

Foto: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCCNo mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove u...

23/04/2024 15h36
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCC

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões “Conversando Sobre Museu”. O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, e terá como tema “O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas”. As inscrições são gratuitas estão abertas  neste link .  

Esta edição do encontro terá parceria do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE/MASC) e ocorrerá em formato de mesa-redonda, presencialmente, com duração de 2h30. O evento terá a participação da Dra. Suely Lima de Assis Pinto (Universidade Federal de Goiás) e da Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina), que fará a mediação.

Continua após a publicidade
Anúncio

O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” é uma ação do SEM/SC, que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa-redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes. 

Sobre as participantes

Dra. Suely Lima de Assis Pinto: Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação – Universidade Federal de Goiás (2003) e doutora em História pela Faculdade de História – Universidade Federal de Goiás (2011). Na universidade se dedicou à pesquisa em arte e educação, arte contemporânea, gênero, processos educacionais e poéticas visuais. Sua tese de doutorado é sobre o MASC e resultou na publicação do livro “Arquivo, museu, contemporâneo: a fabricação do conceito de arte”. No campo da produção poética, é gravadora e papeleira. Desenvolve pesquisas com fibras naturais oriundas do cerrado e sua possibilidade como papel para gravura. Essas fibras, tramas no papel, se constituíram parte integrante de seu processo de criação. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Goiás – campus Jataí e artista plástica.

Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (mediadora): Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Artes Visuais, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Educação Artística pela UDESC, é professora, arte-educadora e curadora. Tem ampla experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas e culturais em museus e mediação em exposições com diferentes públicos. Professora na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), desde 2003, também ministra palestras, cursos e oficinas de educação em museus, assim como produz materiais educativos e curadorias de exposições com obras do acervo do MASC. Foi membra fundadora e coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM-SC), de abril de 2010 a abril de 2015.

Serviço:

O quê: Conversando Sobre Museu – “O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas”
Quando: 7 de maio de 2024, das 14h às 16h30
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Inscrições gratuitas no link disponível aqui

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias