Quinta, 09 de Maio de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Assistência Social e Epagri firmam parceria para cadastro de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SASEm uma reunião nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) firmou uma parce...

17/04/2024 15h31
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS

Em uma reunião nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) firmou uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para mobilizar extensionistas de todo estado a auxiliarem agricultores no cadastro para vender produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo o Estado terá R$ 10 milhões para compras da agricultura familiar que vão beneficiar equipamentos de toda a rede socioassistencial.

Com a parceria, inicia nos próximos dias a habilitação dos agricultores de todo o estado que tenham intenção de vender produtos para os 130 municípios inscritos no PAA em Santa Catarina. “A Epagri vai nos auxiliar muito nesse processo já que os extensionistas têm contato direto com os agricultores e poderão tirar dúvidas sobre o programa, auxiliar no preenchimento do formulário nos escritórios locais e ajudar inclusive na questão da nota fiscal eletrônica”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

O edital do PAA em Santa Catarina prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.

Continua após a publicidade
Anúncio

 O presidente da Epagri, Dirceu Leite, comenta que ela está presente em todos os municípios do estado com diversas ações e será uma grande parceira para otimizar os cadastros. “Essa parceria vai permitir que a Epagri possa estar capacitando os agricultores e levando conhecimento e dessa forma trazendo para ele a possibilidade de uma venda garantida dos produtos, gerando renda no campo e melhorando a qualidade de vida”, disse.  

No último edital, Santa Catarina foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA. Eram 248 produtos cadastrados, desde verduras e legumes, mel, pães, bolacha, polpa de fruta, entre outros. O número de agricultores foi de 293 e a meta para 2024 é ampliar para 800.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail:  ascom@sas.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 08h02
15°
Neblina

Mín. 16° Máx. 20°

15° Sensação
1.54 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (5.01mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)

Mín. 17° Máx. 26°

Tempo nublado
Amanhã (11/05)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias