Segunda, 29 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

CDH: verbas para formação de atletas menores de idade dependerá de proteção no campo sexual

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta terça-feira-feira (16) proposta da Câmara dos Deputados que condiciona o recebimento de recursos...

16/04/2024 14h46
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Relatório de Zenaide (D) favorável a maior rigor na proteção de crianças e adolescentes atletas foi elogiado por Damares (E) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Relatório de Zenaide (D) favorável a maior rigor na proteção de crianças e adolescentes atletas foi elogiado por Damares (E) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta terça-feira-feira (16) proposta da Câmara dos Deputados que condiciona o recebimento de recursos públicos por entidades esportivas sem fins lucrativos à adoção de medidas para proteção de crianças e adolescentes contra abuso sexual. O texto recebeu parecer favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O PL 2.241/2022 altera a Lei Pelé (Lei Geral do Esporte — Lei 9.615, de 1998 ) para estabelecer que as entidades sem fins lucrativos componentes do Sistema Nacional do Desporto somente possam receber recursos da União e das estatais caso assinem e cumpram um compromisso de adotar medidas para proteção de crianças e de adolescentes contra abusos e quaisquer formas de violência sexual.

Esse compromisso deverá conter as seguintes obrigações:

Continua após a publicidade
Anúncio
  • Apoio a campanhas educativas que alertem para os riscos da exploração sexual e do trabalho infantil
  • Qualificação dos profissionais envolvidos no treinamento esportivo de crianças e de adolescentes para a atuação preventiva
  • Prevenção dos tráficos interno e externo de atletas
  • Criação de ouvidoria para recebimento de denúncias de maus-tratos e de exploração sexual
  • Solicitação do registro de escolas de atletas nas entidades esportivas, conselhos tutelares e entidades regionais de administração do esporte
  • Esclarecimento aos pais sobre as condições a que são submetidos os alunos das escolas de formação de atletas
  • Prestação de contas anual aos conselhos tutelares e dos direitos da criança e do adolescente e ao ministério público sobre o cumpriment o das medidas

Em caso de descumprimento, o repasse de recursos terá de ser suspenso e o contrato de patrocínio, encerrado. A futura lei deverá entrar em vigor seis meses após sua publicação.

— A violência sexual continua vitimizando nossos jovens atletas. [...] As entidades esportivas podem e devem ser chamadas à responsabilidade pela manutenção de um ambiente acolhedor e seguro para o treinamento e a prática dos esportes, especialmente quando forem destinatárias de recursos públicos — opinou Zenaide.

A relatora enfatizou ainda que "a grande maioria dos nossos atletas são de periferia" e que os pais colocam seus filhos no esporte na esperança de que vão ter um futuro melhor e "aí vem a indignação com o abuso".

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que esse projeto, da deputada Erika Kokay (PT-DF), "é muito bom" e deveria ser aprovado e sancionado ainda no mês de maio, dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Abusos

Um dos casos mais conhecidos no Brasil é o da ex-nadadora olímpica Joanna Maranhão. Em 2008, já adulta, Joanna tornou público o abuso sexual praticado pelo próprio treinador quando ela tinha apenas 9 anos. A repercussão do caso e a constatação de que o crime já estaria prescrito inspirou o Congresso Nacional a aprovar a Lei 12.650, de 2012 , que alterou o Código Penal ( Lei 2.848, de 1940 ) para definir que o prazo para prescrição desse tipo de crime começa a correr da data em que a vítima completar 18 anos.

Audiência pública

A comissão também aprovou requerimento da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para discutir ações e políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes indígenas em razão da atual situação de vulnerabilidade.

— Seria uma audiência só com recorte de proteção à criança indígena e quem sabe aí a gente traz uma proposta nacional só de proteção da criança inídgena. É uma coisa muito significativa, comemorando a semana do indígena, pelo dia 19 — explicou Damares.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 16h02
29°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

33° Sensação
7.72 km/h Vento
74% Umidade do ar
85% (1.38mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 18° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (01/05)

Mín. 20° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias