Segunda, 29 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

Regular as redes sociais é fundamental para a democracia, diz Paulo Paim

Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o direito e a necessidade de o Brasil aprovar uma regulamentação das...

09/04/2024 15h57
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o direito e a necessidade de o Brasil aprovar uma regulamentação das redes sociais.

— Regulamentar as redes sociais vai ao encontro do respeito aos direitos humanos e da dignidade humana, do combate ao racismo, às discriminações, preconceitos, homofobia, xenofobia. Regulamentar é estabelecer rumos claros, transparentes e eficazes para garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos.

Na opinião do parlamentar, a democracia está em perigo em várias partes do mundo, e o ambiente digital vem sendo usado por pessoas e organizações para enfraquecer o Estado de direito.

Continua após a publicidade
Anúncio

— A regulamentação das redes sociais é fundamental para o aprimoramento da democracia, para a proteção das instituições, para a garantia da soberania nacional e para a promoção da estabilidade do país.

Paim disse que o Brasil é um país democrático, com eleições livres e legítimas, e que a Constituição de 1988 é uma das mais avançadas do planeta em relação a direitos e garantias individuais e sociais.

— Alto lá! O Brasil não é "terra de marlboro", não é terra sem lei!

Na avaliação do senador, a regulamentação das redes sociais servirá para diminuir as mentiras, ameaças e disseminação de ódio e de fake news, com o objetivo de tornar a internet um ambiente mais seguro para todas as pessoas.

— É preciso também a responsabilização das plataformas (...). Liberdade de expressão não é se utilizar de fake news, mentiras, ameaças, ofensas (...) As ameaças, as mentiras, as ofensas, o desrespeito com o outro, isso sim é uma farsa, é um modus operandi que serve somente para os que são antidemocratas, totalitários, inimigos do Estado democrático e da democracia e manipuladores da opinião pública.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 16h02
29°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

33° Sensação
7.72 km/h Vento
74% Umidade do ar
85% (1.38mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 18° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (01/05)

Mín. 20° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias