Quinta, 25 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Senado Federal Senado Federal

Humberto Costa defende medidas para evitar desabamentos de prédios em PE

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou estar confiante em um desfecho positivo para o dram...

03/04/2024 16h56
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou estar confiante em um desfecho positivo para o drama de cerca de 40 mil famílias que vivem em mais de 5 mil imóveis com risco de desabamento em Pernambuco, os chamados prédios-caixão. O senador ressaltou que tem buscado apoio para resolver a situação.

Ele destacou que, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), esteve com membros do colegiado visitando os locais e conversando com os moradores. Além disso, se reuniu com autoridades no estado e em Brasília, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes do Ministério da Fazenda e da Caixa Econômica Federal (CEF).

— Estou confiante de que, muito breve, muito breve mesmo, possamos anunciar um acordo por meio do qual seja possível indenizar essas pessoas, acolhê-las em programas habitacionais, desocupar imediatamente os imóveis condenados e ainda habitados, garantindo alojamento social aos que lá estão, e demolir esses prédios em risco, para que não ameacem mais a vida de ninguém — enfatizou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O senador explicou que 522 imóveis estão em situação crítica e lembrou que 17 já desabaram, matando 54 pessoas no estado.

— Estima-se que mais da metade desses imóveis apresente um risco considerado muito alto de desabamento, 153 deles têm risco iminente, segundo o Instituto Tecnológico de Pernambuco. As ações judiciais por esses problemas somam mais de 8 mil e se arrastam há décadas pelas varas das Justiças estadual e federal sem que chegue a uma solução razoável — disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 06h04
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 22°

18° Sensação
0.74 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (6.67mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias