Quarta, 19 de Junho de 2024
49 9 9111-4949
Agricultura Agricultura

Santa Catarina anuncia a interdição temporária de áreas de cultivo de moluscos em Bombinhas e Florianópolis

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SecomEstá suspensa a retirada, o consumo e a comercialização de moluscos bivalves (ostras mexilhões, vieiras e berbig...

23/03/2024 10h15
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Está suspensa a retirada, o consumo e a comercialização de moluscos bivalves (ostras mexilhões, vieiras e berbigões) nas comunidades de Zimbros e Canto Grande – no município de Bombinhas e nas praias do Forte e Sambaqui – em Florianópolis. A interdição temporária foi confirmada nesta sexta-feira, 22, pela Cidasc.

A medida se justifica pela detecção da ficotoxina ácido okadaico, presente em níveis acima do limite previstos na legislação. Quando consumida por seres humanos, essa toxina pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarréia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a procedência e inocuidade destes produtos. As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as providências pertinentes as suas áreas de atuação.

A Cidasc fará novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas análises será definida a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.

Em caso de sintomas, a orientação aos consumidores desses produtos é que procurem atendimento na unidade de saúde mais próxima e realizem a notificação a Vigilância Epidemiológica ou Vigilância Sanitária municipal.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo de moluscos bivalves. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 15h02
23°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 23°

23° Sensação
6.17 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 14° Máx. 24°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 14° Máx. 23°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias