
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (22) portaria que estabelece regras para a adesão das instituições de ensino para acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos médicos inscritos no Programa Mais Médicos para o Brasil. O documento traz também as regras para seleção dos tutores e supervisores acadêmicos.
A medida vale para instituições de educação superior que ofereçam curso de medicina gratuitamente, escolas de governo que possuam, no mínimo, programa de residência médica, ou de pós-graduação, e secretarias de saúde que possuam programa de residência médica. Cumpridos os requisitos, as instituições assinam o termo de adesão com duração de três anos, que pode ser prorrogado pelo mesmo período.
Após a adesão, as instituições supervisoras terão 30 dias para definir os procedimentos de seleção dos responsáveispelo acompanhamento profissional contínuo e permanente dos médicos. As instituições também deverão selecionar o tutor acadêmico que vai gerenciar e planejar as atividades do supervisor.
Atuarão ainda na Supervisão Acadêmica na Educação em Saúde do programa, o Ministério da Educação, o apoiador institucional do MEC, o gestor municipal, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena e o médico. A redeatuará por meio de encontros com frequência também determinada pela portaria,de forma presencialou remota.
Além da supervisão -seleção contínua de tutores e supervisores -as instituições de ensino também deverão oferecer atividades de pesquisa, ensino e extensão aos médicos e apoiar na avaliação de médicos intercambistas.
As instituições não selecionadas no processo seletivo serão incluídas em um banco de entidades supervisoras e poderão ser chamadas, a qualquer momento. No início do mês, o MEC já havia publicado a regulamentação que determina o funcionamento do Sistema de Supervisão Acadêmica .
Saúde Memorável Jornada Sinhá prepara edição histórica de 35 anos
Saúde Compra de perfume importado exige verificação em conjunto
Saúde Facelift ganha espaço entre pacientes mais jovens
Saúde Nódulo na adrenal descoberto por acaso exige avaliação
Saúde Emagrecimento após os 35 anos exige olhar além da balança
Saúde Setembro Amarelo: a andropausa pesa na saúde mental do homem
Saúde Pouco osso atrapalha implantes, mas há opções disponíveis
Saúde Tecnologia amplia opções na cirurgia de contorno corporal Mín. 8° Máx. 18°





