Segunda, 30 de Dezembro de 2024
49 9 9111-4949
Turismo Turismo

Santa Catarina finaliza participação na BTL Lisboa fortalecendo parcerias com Portugal

Foto: Divulgação/SeturDurante os cinco dias da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, o estado de Santa Catari...

04/03/2024 12h45
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/Setur

Durante os cinco dias da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, o estado de Santa Catarina marcou presença de forma marcante, consolidando sua posição como um destino turístico de destaque. A participação catarinense foi coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo, representada pela Secretária Adjunta Catiane Seif, juntamente com uma comitiva de empresários, atrativos turísticos e parlamentares do Estado.

Nos dois primeiros dias da feira, os co-expositores e toda a comitiva receberam o público B2B (business-to-business) e realizaram diversas reuniões estratégicas com operadoras turísticas, companhias aéreas, empresários estrangeiros entre outros, e concederam entrevistas à imprensa. Esse período foi crucial para estabelecer parcerias e promover o turismo catarinense no mercado europeu. Os últimos três dias foram reservados para receber o público em geral, proporcionando uma oportunidade única de apresentar os encantos e atrativos de Santa Catarina aos potenciais futuros visitantes. Foi a primeira vez que uma comitiva tão diversificada representou o estado na BTL e que Santa Catarina se apresentou com uma marca promocional própria, demonstrando o compromisso com a internacionalização e o fortalecimento do turismo estadual.

Continua após a publicidade
Anúncio

A presença em Portugal também foi marcada por uma importante parceria entre o Estado de Santa Catarina, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), reforçando o engajamento do setor privado no desenvolvimento do turismo catarinense, seguindo as diretrizes do governador Jorginho Mello, e estabelecendo vínculos estratégicos com Portugal.

A importância da feira para os co-expositores

Para Cristiano Vieira, da Surfland, a participação na feira foi mais do que a possibilidade para abertura de acesso ao mercado Europeu, mas a demonstração de qualidade e diversidade turística do estado, fortalecendo o apelo do produto Surfland Brasil. “Estar presente junto a destinos e empresários que formaram uma comitiva forte, uma agenda técnica que abriu inúmeras possibilidades de negócios e aliada a uma atuação vibrante e profissional da Secretaria de Turismo, contribuiu para que todo mercado e os players que ali estavam representados olhassem de forma contundente para Santa Catarina e
Consequentemente para a Surfland Brasil”, afirma.

“Depois dessa participação organizada pela Setur, CNC e Fecomércio, tenho certeza que o turismo catarinense ficou ainda maior com essa imersão no mercado português, que é a porta de entrada do turista europeu no estado de Santa Catarina. Não temos como não enaltecer todo o trabalho feito pelo Governador Jorginho Mello e a Secretária Catiane Seif, que trouxe não só a Secretaria como também vários destinos do nosso estado para fazer uma imersão no turismo na BTL” falou Manfredo Zmazek Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP).

Para Natália Latrechia, Diretora de Eventos da Rota da Amizade, a experiência de participar da BTL foi incrível, e de muito aprendizado e fortalecimento para a região da Rota da Amizade. “Trabalhamos muito, e estar na equipe de Santa Catarina nessa comitiva e ver o quanto o Estado está tratando todos os destinos igualmente, colocando todos no mesmo patamar, foi muito significativo. Senti que a região Oeste está na mesma posição que Florianópolis, Balneário Camboriú e Pomerode. Em relação ao contato com o público do exterior, vimos o quanto de oportunidades e quantas portas tem para serem abertas. O
Estado como um todo está trabalhando para fortalecer Santa Catarina a nível internacional e entrar na Europa faz parte desse processo”.

Representando o turismo religioso, a Irmã Helena Rosa da Silva, Diretora do Santuário de Madre Paulina, conta que a participação na BTL foi “uma bênção de Deus e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para ver coisas diferentes, aprender coisas diferentes, conhecer pessoas diferentes e também fazer essa relação com outros estados, outros países e até mesmo dentro do nosso próprio estado”.

“Participar da BTL, que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, é crucial para o nosso destino. Foi de extrema importância e relevância estarmos nessa comitiva do Estado de Santa Catarina, de termos sido convidados pela Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina, porque vai facilitar ainda mais a colaboração, a intermediação, o trabalho com operadoras e empresas do trade turístico para permitir que cada vez mais europeus estejam em Florianópolis. Esperamos estar cada vez mais próximos à abertura da rota aérea direta para que possamos de fato receber e aumentar significativamente o fluxo de turistas
europeus para nossa região”, comentou Elaine Neves, representante do Destino Floripa & Região.

A comitiva contou ainda com parlamentares estaduais, entre eles, Estêner Soratto, Carlos Humberto, Ivan Naatz e o senador Jorge Seif.

Por fim, a líder da missão, a Secretária de Estado Adjunta do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a importância desse momento para o planejamento das próximas ações da Setur/SC e para o turismo catarinense. “Estar na BTL 2024 com uma comitiva tão diversificada e representativa, além da parceria com a Fecomércio e o apoio da CNC, demonstra o amadurecimento das ações desenvolvidas pela Setur/SC e pela gestão do governador Jorginho Mello no incentivo à promoção e ao desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. Mais do que uma nova marca promocional do turismo, trouxemos para Portugal e mostramos ao mundo as belezas naturais de Santa Catarina, sua riqueza cultural e a clara demonstração de que o trade turístico catarinense está alinhado com o Poder Público, num trabalho conjunto e coeso. Sem dúvidas, essa ação irá reverberar nas próximas ações da Setur e do Governo, inaugurando uma nova fase de profissionalização, organização e prosperidade no turismo de Santa Catarina, conclui Catiane Seif.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias