Quinta, 25 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Agricultura Agricultura

Epagri capacita técnicos da Etiópia para produção sustentável de hortaliças

O Sistema Plantio Direto de Hortaliças ( SPDH ), desenvolvido pela Epagri para produção sustentável de alimentos, está ganhando o mundo e chega ago...

29/02/2024 14h19
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O Sistema Plantio Direto de Hortaliças ( SPDH ), desenvolvido pela Epagri para produção sustentável de alimentos, está ganhando o mundo e chega agora ao continente africano. Darlan Rodrigo Marchesi, coordenador Estadual do Programa Olericultura da Epagri, e Marcelo Zanella, do Projeto de Olericultura da Epagri na Grande Florianópolis, estão na Etiópia capacitando mais de 30 agentes agrícolas de desenvolvimento e pesquisadores de todas as regiões do país.

A missão de Cooperação Técnica Trilateral (Brasil-Etiópia-Alemanha) para a produção sustentável de hortaliças com base no SPDH teve início no dia 26 de fevereiro e segue até 1º de março. Ela é uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação, órgão do Ministério das Relações Exteriores, Agência Alemã de Cooperação, Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (FAO/PNUD) apoia a ação.

O SPDH se diferencia do modelo tradicional de cultivo de hortaliças devido à qualificação teórica e prática de sujeitos envolvidos na produção. O sistema é baseado, fundamentalmente, no conceito de redução substancial até a eliminação do uso de agroquímicos visando à promoção da saúde de plantas e, consequentemente, à obtenção de saúde do solo e da água, dos profissionais da agricultura, de suas famílias e dos consumidores.

Continua após a publicidade
Anúncio

Vantagem do SPDH

O segredo do SPDH é promover a saúde da lavoura com práticas voltadas para o conforto das plantas. Isso significa reduzir o estresse relacionado a fatores como temperatura, umidade, salinidade e PH do solo, luminosidade e ataque de pragas e doenças. Mais de 1,5 mil famílias catarinenses aplicam o SPDH, em mais de 5 mil hectares cultivados com olerícolas.

“A Epagri é protagonista nacional na produção de hortaliças e tem o método SPDH como referência tecnológica que promove melhorias na produtividade e qualidade dos cultivos, redução dos custos de produção e melhoria ambiental”, destaca Darlan. Marcelo lembra também que a tecnologia promove ainda inclusão social ao processo produtivo, sobretudo com jovens agricultores. 

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

“Estes resultados estão sendo compartilhados, juntamente com as experiências dos técnicos da Etiópia, visando a ampliação da produção de alimentos seguros, melhoria do rendimento e qualidade”, argumenta Marcelo. A diretora de extensão rural do Ministério da Agricultura da Etiópia , Yenenesh Bezabih, que esteve conhecendo o trabalho da Epagri no ano passado, destaca que “a cooperação técnica na produção sustentável de hortaliças é fundamental para o acesso à tecnologias inovadoras para a produção de alimentos”.

Darlan entende ainda que, além do compartilhamento técnico, esta missão representa uma oportunidade para Santa Catarina e Epagri se consolidarem como referência na geração e implementação de modelo viável para a produção sustentável de alimentos.

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99167-3902

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 06h04
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 22°

18° Sensação
0.74 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (6.67mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias