Quinta, 25 de Abril de 2024
49 9 9111-4949
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Assistência Social de SC participa de Encontro Estadual de Políticas para as Mulheres no Paraná

Foto: Divulgação/SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está participando do II Encontro Estadual de Políticas pa...

28/02/2024 12h23
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está participando do II Encontro Estadual de Políticas para as Mulheres, em Curitiba, no Paraná. O objetivo do evento, que segue até a quinta-feira, 29, é promover um debate inclusivo sobre as principais questões que afetam as mulheres em ambientes sociais e políticos. Nesta edição, o tema é o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o Governo de Santa Catarina é um estado que desenvolve diversas políticas públicas para mulheres e que busca constantemente avanços nessa área. Segundo ela, participar de eventos de outros estados é muito importante, principalmente pela troca de experiências. “Estamos muito felizes de estar aqui no Paraná reafirmando neste evento o compromisso do Governo do Estado com todas as catarinenses e promovendo a articulação com estados vizinhos que tem realidades muito parecidas com a nossa. Essa troca de experiências é muito enriquecedora”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na programação estão sendo abordados assuntos como Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; A Importância de uma Escuta Generosa Quando a Mulher Rompe o Silêncio e Busca Ajuda; A atuação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Londrina; A Atuação do Creas; O papel do SUS na prevenção de mulheres em situação de violência. O público-alvo do Encontro são prefeitos, gestoras municipais e estaduais, técnicos municipais, conselheiras estaduais e instituições relacionadas ao tema.

“Tivemos exposição de práticas dos municípios voltadas às mulheres, oficina de planejamento com a equipe técnica do Ministério das Mulheres e várias outras atividades que podem somar ao trabalho que já desenvolvemos e assim poder avançar ainda mais nas políticas para s mulheres”, completa Maria Helena.

Ações voltadas a mulheres vítimas de violência em SC

Atualmente a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família executa diversas ações voltadas à prevenção e às mulheres vítimas de violência, incluindo atendimento nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e acolhimento institucional realizado nos municípios e custeado com valores repassados pelo Governo do Estado para o cofinanciamento da Alta Complexidade.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Pensando em ampliar a autonomia dessas vítimas de violência e contribuir com a quebra do ciclo de agressões de todos os tipos, atualmente o Estado de Santa Catarina também tem leis que beneficiam diretamente as mulheres vítimas de violência como a Lei nº 18.300, que estabelece a reserva de vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e a Lei nº 18.666 sancionada em agosto pelo governador, Jorginho Mello, estabelece 4% das residências de programas de habitação popular para mulheres vítimas de violência.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0908

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó, SC
Atualizado às 06h04
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 22°

18° Sensação
0.74 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (6.67mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias