Chapecó | 22.06.2022 | 17h17 Agronegócio

Novo Plano Safra chegando, é hora antecipar a atualização de dados e documentos

O lançamento do Plano Safra é sempre um momento de muita expectativa para produtores rurais de todo país. Historicamente ele é lançado no dia 1º de julho. E como estamos nos aproximando da virada do ano-safra, o gerente de Agronegócio do Sicoob MaxiCrédito, Luiz Miguel Dal Piva, dá algumas orientações importantes para os agricultores que estão esperando a liberação das novas linhas de crédito.

A principal delas é que os associados aproveitem esse momento pré-lançamento, para antecipar a atualização de seus dados, cadastros e documentos, para evitar contratempos quando o período das contratações estiver aberto.

"Busque informações sobre quais documentos estão desatualizados e façam as regularizações, mantendo o cadastro renovado e documentação em dia", recomenda Dal Piva, enfatizando a importância da atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAF), matrículas do imóvel, ITR, comprovantes de renda atualizados, entre outros.

"Fazendo isso agora, ganhamos tempo para agilizar o encaminhamento dos projetos para obtenção de recursos das linhas disponibilizadas, tanto para melhorias na propriedade quanto para custeio das produções".

Demandas represadas

Desde o início do ano, muitas linhas de crédito para o agro ficaram escassas, por isso muitas demandas ficaram represadas. E pode provocar gargalos nas contratações a partir do momento que as linhas estiverem disponíveis.

"A dificuldade de recursos nesta parte final do ano-safra ocasionou um represamento de operações de crédito, que está aguardando a liberação do novo plano. Por isso reforçamos a importância de ter toda documentação em dia, o planejamento das prioridades da propriedade para o ano, para que quando as linhas estiverem disponíveis, consigamos dar sequência aos pedidos com agilidade e no menor tempo possível", reforça Dal Piva.

O Governo ainda não fez a divulgação das linhas, taxas e condições do Plano Safra 2022/2023, o que é esperado para próximo ao mês de julho. "Seguimos acompanhando as mídias do governo para, tão logo seja possível, termos as informações necessárias para repassar aos associados", complementa.

O Sicoob MaxiCrédito

O Sicoob Maxicrédito, possui um portifólio amplo com linhas de crédito para o agronegócio, que vão desde custeios no Pronaf, Pronamp, demais produtores e o RPL (Recurso Próprio Livre), até linhas de investimentos a longo e médio prazo, além das linhas ofertadas através do BNDES, entre elas, Inovagro, Moderagro, Moderfrota Pronaf e Pronamp e outras opções que estão disponíveis para contratação.

Em comparação entre o Plano Safra 2020/2021 e o de 2021/2022 a Cooperativa registrou um aumento de 23% em valores contratados durante o Plano Safra que está encerrando.

Fonte: SICOOB