Chapecó | 01.08.2019 | 08h41 Geral

Motorista terá acesso a pontuação da CNH no Portal Digital

O mais novo recurso disponibilizado no Portal Digital do Detran é referente ao item habilitação. Clicando no ícone “Acessar habilitação”, o usuário terá a informação se há algum ponto registrado em sua CNH nos últimos 12 meses. O aviso é permanente e fica no rodapé da página. O objetivo é facilitar que o condutor tenha acesso ao seu histórico e evite chegar aos 20 pontos e responder por um processo administrativo de suspensão.

“É uma funcionalidade importante para manter o condutor informado e evitar que ele sofra um processo de suspensão. Sejamos conscientes. Respeitemos a lei. Todos por um trânsito mais seguro em Santa Catarina”, reforçou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

Desde o lançamento, dia 4 de abril, foram cadastradas 37,8 mil pessoas. Inicialmente foram disponibilizados três serviços que representaram 280 mil atendimentos nas Ciretrans de todo o Estado em 2018, sendo finalizadas pelo aplicativo, até hoje (30):

Segunda via da CNH (1.575);
CNH definitiva (2.916); e
Permissão Internacional para Dirigir (PID) (1.238).
No último dia 12 de junho, foi disponibilizada, num processo 100% digital, a emissão de certidões referentes a veículos e CNH, sendo emitidas:

Certidão de Registro de CNH – 77;
Certidão de Propriedade – 1.465;
Certidão para Seguro – 24; e
Certidão de Baixa – 36.
Outra funcionalidade é o envio de avisos por e-mail sobre:

Habilitação a vencer;
Penalidades a vencer;
Notificação de autuação recente; e
Vencimento de débitos de veículos (IPVA, licenciamento e seguro obrigatório)
Novas funcionalidades serão implantadas gradativamente no Portal.

A ferramenta desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (CIASC) é simples, intuitiva e dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais, o que garante maior agilidade no atendimento e redução do número de visitas dos usuários ao órgão de trânsito. Para desfrutar de todas essas facilidades basta acessar o site do Detran, ir no ícone Detran Digital, fazer um cadastro e o login, escolher a solicitação de serviço desejada, além de deixar ativos todos os campos disponíveis em Notificações, para que o envio dos informativos esteja autorizado.

Fonte: DETRAN/SC