Corporativas A Grande Viagem
“A Grande Viagem” ensinou sobre a preservação do meio ambiente em escolas públicas de Santa Catarina
Ação também informou e homenageou o pai da aviação brasileiro Santos Dumont
24/11/2023 20h31 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Assessoria
Divulgação

O espetáculo infantil “A Grande Viagem” realizou, entre os dias 8, 9, 10 de novembro, seis apresentações em escolas públicas de São Carlos, Águas de Chapecó e Guatambu - SC. Além de ensinar as crianças sobre a preservação do meio ambiente, o projeto também homenageou o pai da aviação brasileira, Santos Dumont. As apresentações foram gratuitas e contaram com a participação de intérpretes de  libras e monitores, que auxiliaram o público de participantes com necessidades especiais.

A peça contou a história de Pedro, um jovem adolescente rico que não se preocupa com nada, ganha do pai uma viagem de volta ao mundo em um dirigível moderno e todo equipado, que não pode descer em terra firme, somente apreciar e observar tudo de cima.

Entediado com a viagem, Pedro tem a mirabolante ideia de prender o Comandante Santos e a Comissária Iara no banheiro, tomando o controle do dirigível, que logo cai no meio da Floresta Amazônica — rota de retorno para casa. Com a confusão inevitável, o adolescente retoma a consciência na grande caverna dos Uaca-Uane, guardiões da floresta. É assim que a grande viagem se torna uma grande aventura. A convivência com os divertidos Uaca-Uane faz com que Pedro e a plateia aprendam os valores de preservar o meio ambiente e de como esses guardiões aplicam um desenvolvimento sustentável na brava luta por um futuro melhor.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “A Grande Viagem” tem a produção da Clauvi Produções, apoio da Komedi e SSP, com patrocínio da Foz do Chapecó, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Instituições que receberam as apresentações:

Escola de Educação Básica “Cardeal Arcoverde”, Escola Municipal Professora Veneranda GR Soldatelli” e Escola Municipal “Francisco Corá”

 Sobre a Foz do Chapecó: A Foz do Chapecó Energia é a empresa detentora da concessão da usina hidrelétrica Foz Do Chapecó. A hidrelétrica está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Com quatro unidades geradoras, a usina tem uma potência instalada de 855 megawatts, capacidade  que equivale a 28% do consumo de energia do estado catarinense ou 27% do consumo do estado gaúcho. A usina começou a operar em outubro de 2010 e, nos mais de 10 anos de operação, sempre atuou respeitando o meio ambiente, proporcionando um ambiente seguro e saudável aos seus colaboradores, com canais abertos com a comunidade e agindo com respeito, ética e transparência. Todos os detalhes sobre a Foz do Chapecó Energia estão nowww.fozdochapeco.com.br

 Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.