A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) alerta a população para o risco de aumento no número de casos de leptospirose após o registro de chuvas intensas no estado.
:: Saiba mais:
Os sintomas iniciais da doença podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). “A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia, que é quando a pele fica com um tom amarelo-avermelhado. Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito”, alerta Ligia Castellon Figueiredo Gryninger, médica infectologista da Dive/SC.
Na presença dos sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde imediatamente, lembrando sobre a necessidade de relatar ao profissional o contato com a água ou lama proveniente das enchentes.
Saiba mais aqui.
( https://dive.sc.gov.br/phocadownload/geral/Informe-enchentes-2023.pdf )
A Dive/SC também reforça às orientações à população e aos serviços de saúde frente a ocorrência de eventos de origem hidrológica no Estado de Santa Catarina, através de Nota técnica. ( https://dive.sc.gov.br/phocadownload/notas-alerta/notas-alerta-2022/NA08.pdf )
Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, detalha o trabalho de reforço à prevenção da leptospirosedurante anúncio de medidas emergenciais do programa Recupera Santa Catarina, na Defesa Civil, em Florianópolis, 23/10/2023.Ricardo Trida/SECOM
Acidente com animais peçonhentos
Quando as águas estão baixando e as pessoas retornando para suas residências, é preciso que a população fique atenta à prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
Medidas de prevenção: