Representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) realizam de 28 a 30 de abril capacitações nos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência da região Norte de Santa Catarina. Nesta segunda-feira, a orientação foi para o Conselho Municipal de Guramirim.
O objetivo do roteiro é principalmente orientar sobre a importância do Conselho Municipal na efetivação da política pública para a pessoa com deficiência.
Ministraram a capacitação o vice-presidente, Jairton Fabeni, e o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Belino. “Falamos sobre a importância do Conselho Municipal, sobre a questão da capacitismo e demais orientações. É um momento de debate, trocas de ideias em que tratamos de temas como a Lei Brasileira de Inclusão, entre outros”, explica o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Belino.
Ele lembra ainda que nesta terça, 29, a capacitação ocorre em Jaraguá do Sul e na quarta-feira, 30, será em Schoreder.
Uma das funções do Conede/ SC é acompanhar os conselhos municipais e também fortalecer e incentivar a implantação de novos conselhos no estado, incentivando a participação da sociedade civil nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
O Conede/SC
O Conede/SC é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). É um órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribuam para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br