Agricultura Agricultura
Curso da Epagri para agricultoras tem recorde de inscritas em Chapecó
Representantes da Epagri e dos municípios participaram da abertura do curso – Fotos: Karin Helena Antunes de Moraes / EpagriPromover capacitação co...
08/04/2025 14h26
Por: Redação Fonte: Secom SC

Representantes da Epagri e dos municípios participaram da abertura do curso – Fotos: Karin Helena Antunes de Moraes / Epagri

Promover capacitação continuada que desperte competências e habilidades que contribuam para o desenvolvimento e o protagonismo das mulheres. Este é o objetivo do curso Flor-e-Ser , que começou no dia 1º de abril, no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó (Cetrec).

Pela primeira vez, desde 2023, quando o curso começou a ser ministrado no município, estão sendo ofertadas duas turmas para atender a alta demanda de agricultoras interessadas. Ao todo, são 54 inscritas, residentes em cidades localizadas nas regiões de Xanxerê e Chapecó.  

Durante a cerimônia de abertura, as agricultoras da turma 1 e seus familiares foram recepcionados. Eles assistiram à apresentação institucional da Epagri, que destacou a importância da agricultura familiar para a segurança familiar de Santa Catarina e do Brasil.

Os presentes puderam ouvir os depoimentos de duas egressas da turma de 2024, Ana Carla Franciosi e Leuci Geremia Turcatel, residentes em Xaxim. Ana Carla destacou que o curso a ajudou a desenvolver novas habilidades, principalmente nas áreas de comunicação e vendas. “Vocês vão fazer amizades que vão levar para sempre. Vão sair daqui muito diferentes” afirmou ela. Leuci Turcatel fez um relato emocionante sobre sua experiência no Flor-e-Ser. Segundo ela, “o curso proporciona momentos únicos ao lado de nossas colegas e dos professores da Epagri. O que eles falam, eles falam do coração mesmo, e de um jeito que todas nós conseguimos compreender. Esse curso vem para fortalecer as amizades, para trazer muito conhecimento, muitas histórias bonitas. A gente consegue por pra fora aquilo que talvez nunca tenhamos conseguido em outras ocasiões. Espero que vocês possam olhar a propriedade de vocês com muito carinho, porque cada propriedade é única”. 

Foto: Reprodução/Secom SC

Participaram da solenidade os prefeitos de Guatambu, Luiz André Sperotto e de Lajeado Grande, Anderson Bianchi, o vice-prefeito de São Carlos, Djeovan Marlon Brutscher e o secretário Sidinei Peretti, que representou os secretários de agricultura da região. A mesa de abertura também foi composta pela coordenadora do curso, Cianarita Caron Figueiró, os gerentes regionais da Epagri nos municípios de Chapecó e Xanxerê, Mario Jovino Alessio  e Marcelo Henrique Bassani, a extensionista social Dulcinéia Cenci e Sônia Maria Bortolanza, chefe do Cetrec.

Proposta do Curso Flor-e-Ser

Ainda no período da manhã foi apresentada a proposta do curso, que segundo a coordenadora Cianarita Caron Figueiró, se sustenta sobre quatro eixos: humano e social, ambiental, gerencial e tecnológico. A ideia é trabalhar de forma interdisciplinar, mesclando conhecimentos práticos e teóricos que reforcem a troca de experiências, a autoestima e a liderança, com o intuito de conquistar resultados positivos no âmbito pessoal e profissional.

Tópicos previstos no curso

Escuta, partilha e autocuidado

Depois do almoço, as inscritas participaram de uma dinâmica de grupo para que cada uma pudesse conhecer um pouco melhor suas colegas e as professoras. A extensionista social da Epagri, Elisiane Casaril Friedrich, mediou a atividade, fortalecendo a escuta, a partilha e os laços entre as participantes, destacando a importância de cada história de vida. 

Foto: Reprodução/Secom SC

Claudia Fatima Ferrari Nardi, assistente social da Epagri, conduziu uma conversa sobre autocuidado, onde foi possível refletir sobre os impactos da jornada contínua de trabalho sobre a saúde e o bem-estar das mulheres. Claudia deu algumas dicas para fortalecer a autoestima, o autocuidado e a saúde mental.

O curso possui seis módulos e os encontros acontecem duas vezes ao mês. Para sua conclusão, as inscritas devem atingir um mínimo de 75% de frequência e apresentar um projeto que contemple mudanças e melhorias em suas propriedades ou áreas de  atuação.

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Mais informações e entrevistas
Cianarita Caron Figueiró, coordenadora do curso Flor-e-Ser em Chapecó, (49) 20497574

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, fones (48) 3665-5407/99161-6596