Educação Educação
Pesquisadora da Udesc Cefid faz palestra na Itália sobre estudo de saúde realizado com apoio da Fapesc
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve em evento realizado pela Universi...
07/03/2025 16h07
Por: Redação Fonte: Secom SC

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve em evento realizado pela Universidade de Pádova (Unipd), da Itália, no fim de fevereiro, sendo representado pela professora Larissa Sinhorim, que é pesquisadora doutora do Laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc Cefid (Lapeq) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Larissa participou da  Escola de Inverno da Unipd sobre anatomia da fáscia . “Foram 21 nações integradas aos principais pesquisadores da área”, destaca.

“A fáscia é uma estrutura que envolve todo o nosso corpo, desde músculos a órgãos, e faz parte de uma rede funcional, com um meio neurobiológico integrado a todos os sistemas do corpo humano, além de conectar-se a uma rede de transmissão de força. Esse sistema atua também auxiliando a busca da homeostase [tendência do sistema para manter a própria estabilidade”, explica a pesquisadora da Udesc Cefid.

No evento, Larissa ministrou a palestra “Fascia: endocannabinoid and adenosinergic systems” (“Fáscia: sistemas endocanabinóide e adenosinérgico”), na qual compartilhou dados da sua tese de doutorado em Ciências da Saúde, realizada no Laboratório de Neurociências Experimental (Lanex), da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), e das pesquisas atuais do Lapeq sobre a fáscia e os mecanismos endógenos (do interior do organismo) para o controle da dor. Ela também falou das suas experiências como fisioterapeuta clínica.

“Um dia sonhei em estar aqui, essa foi a primeira fala da minha apresentação. Em alguns momentos, esse sonho parecia tão distante, mas aconteceu, realizei meu primeiro curso sobre fáscia com cientistas, professores e pessoas extraordinárias, ao lado da minha família e amigos especiais”, comemora Larissa.

Sobre a Escola de Inverno

Ministrado em inglês, o curso da Escola de Inverno da Unipd ocorreu durante quatro dias no Instituto de Anatomia Humana da Universidade de Pádova e promoveu uma visão global com abordagem interdisciplinar sobre estudos da fáscia. Houve palestras e oficinas de assuntos como ultrassonografia e inteligência artificial, sessões sobre dissecção fascial (técnica cirúrgica para separação de camadas da fáscia) e visitas culturais.

O evento foi liderado pela professora Carla Stecco, que é referência mundial em fáscia e autora do primeiro atlas sobre o tema, e recebeu pesquisadores de destaque. Além de Larissa, estiveram presentes o professor Robert Schleip, que atua na Universidade de Ulm, da Alemanha, e  visitou a Udesc Cefid em agosto de 2024 , e profissionais de Fisioterapia, Medicina, Osteopatia e Educação Física e de atividades como ioga e pilates.

“Aprendi não apenas sobre essa estrutura que é parte de quem sou, mas também sobre manter-se apaixonado pelo seu propósito. Eles amam o que fazem, respeitam uns aos outros e ocupam nossos corações com essa paixão conectada ao conhecimento”, ressalta Larissa.

Pesquisa na universidade estadual

A pesquisadora Larissa Sinhorim é graduada em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (Unipar); mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid (PPGFT) , sob orientação do coordenador do Lapeq, professor Gilmar Moraes Santos; e doutora em Ciências da Saúde pela Unisul, com a tese “Reorganização miofascial da fáscia toracolombar reduz hiperalgesia por meio da ativação de receptores Opioide e Canabinoide em camundongos com inflamação na pata” .

Atualmente, é bolsista no Laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc Cefid por meio do  Programa de Fomento à Pesquisa e Inovação em Áreas Estratégicas para Atender a Demanda da Sociedade Catarinense pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) , realizado em parceria com a Fapesc.

Seu estudo aborda o comportamento do tecido fascial à terapia manual e as implicações na reabilitação da Covid longa, com atribuições como: produção científica (literária, metodológico e execução), oficinas, manutenção de linha de pesquisa, docência orientada e auxílio intelectual, sempre priorizando ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações

Mais informações sobre a pesquisa na Udesc Cefid podem ser obtidas na  página do Lapeq , pelo e-mail  larissasinhorim@hotmail.com  e em dois perfis no Instagram ( Lapeq  e  Reorganização Miofascial ).

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637