Procedimento de Manifestação de Interesse propõe a realização de estudos técnicos para verificar a viabilidade de uma parceria com a iniciativa privada na gestão e operação do espaço.Foto: Roberto Zacarias/Secom
O Governo de Santa Catarina deu um passo importante para garantir a participação da iniciativa privada na revitalização e modernização do Kartódromo Sapiens Parque, localizado no Norte da Ilha. Com o objetivo de promover a futura concessão da estrutura, o governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira, 26, o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do kartódromo.
O PMI tem como objetivo principal a realização de estudos técnicos, operacionais, econômico-financeiros, ambientais e jurídico-regulatórios para avaliar a viabilidade de uma parceria com a iniciativa privada. O lançamento ocorreu durante as celebrações dos 20 anos da SCPar, agora InvestSC, no auditório do CIC , em Florianópolis.
Inaugurado em 2009, o local já sediou grandes eventos, a exemplo do Desafio Internacional das Estrelas, que reuniu pilotos como Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Felipe Massa. Como a utilização da pista e da estrutura no entorno diminuiu ao longo dos anos, o Estado incluiu o espaço no Programa de Parcerias e Investimentos em busca de soluções inovadoras voltadas à revitalização, gestão e operação do kartódromo.
“Estamos fazendo o dever de casa para concretizar um modelo de negócio atrativo, que modernize o kartódromo, resgatando a sua vocação original. Queremos voltar a receber competições regionais, nacionais e internacionais”, destacou o governador Jorginho Mello.
O PMI foi elaborado por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), com o apoio da InvestSC e do Sapiens Parque S.A. Diretora de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Fazenda (DIAI), Débora Müller avalia que a futura concessão tem o potencial de atrair novos investimentos, além de fomentar o turismo esportivo e ser mais um ativo no desenvolvimento da região.
“A parceria com a iniciativa privada permitirá a recuperação do kartódromo sem onerar os cofres públicos, garantindo um modelo de autossustentabilidade financeira”, reforça.
Estudos apresentados pelas empresas interessadas devem contemplar:
Interessados terão um prazo de 30 dias para se cadastrar, contando a partir do lançamento do edital, que estará disponível no site do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) . Após a fase de credenciamento, os interessados terão 60 dias, a contar da data da publicação do termo de autorização, para entregar os estudos, os quais serão avaliados conforme os critérios descritos no edital.