Foto: Divulgação Conjuve
O Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/SC) encerrou o ano de 2024 com a implantação do Fórum Permanente das Juventudes, que percorreu diversos municípios para apresentar o conselho e fortalecer as políticas públicas para a juventude em Santa Catarina. O ano também foi marcado pela renovação na composição dos representantes do conselho com a eleição da nova mesa diretora e a abertura do edital para inscrição de representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027.
O público alvo das ações foram os jovens de 15 a 29 anos de diversos municípios de Santa Catarina. O objetivo foi o de identificar e compreender as realidades das juventudes no litoral de Santa Catarina e subsidiar estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos direitos previstos no Estatuto da Juventude. Em 2024 o conselho levou o Fórum até os municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí e Imbituba.
De acordo com a secretária executiva do Conjuve, Noemia Wickert, o Fórum Permanente das Juventudes funcionou por meio de reuniões com os jovens para que eles pudessem expor sua realidade, suas necessidades, a partir de aspectos como gênero, raça, classe social, entre outros.
Durante os encontros foram realizadas diversas ações do Conselho. Dentre elas estão a identificação e o mapeamento da realidade dos jovens de Santa Catarina; a realização de uma pesquisa por amostragem que represente as diversas juventudes presentes no território catarinense e considere gênero, raça, classe social, entre outros. O Conselho também detalhou seu funcionamento, além de informar o que é o Estatuto da Juventude e reforçar a importância do Conselho Municipal de Juventudes nos municípios.
O aumento no número de Conselhos Municipais da Juventude em Santa Catarina é uma das metas do Conjuve/SC para o próximo ano. A ideia é fortalecer essas instâncias e ampliar para mais municípios. “Já estamos trabalhando no planejamento para 2025 e nosso foco é o fortalecimento dos conselhos municipais. Hoje temos 8 conselhos ativos, mas queremos ampliar esse número”, explica a presidente do Conjuve/SC, Brenda Neves Rodrigues.
Nova composição do conselho e eleição
A composição do Conselho também foi renovada neste ano. Foram eleitos os novos representantes da mesa diretora: presidente, vice-presidente, primeira-secretária e segundo-secretário para a gestão 2024-2025.
O Conjuve também abriu as inscrições para as entidades da sociedade civil no Conselho para o biênio 2025-2027. O prazo segue até 20 de fevereiro de 2025 e podem participar organizações da sociedade civil e segmentos representativos da juventude. A eleição acontece dia 27 de março de 2025. São 10 vagas para titulares da sociedade civil e 20 vagas para suplentes
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br