Foto: Helena Marquardt / SAS
Depois de passar por alterações para ampliar o número vagas, o Curso de Formação de Agentes Públicos em Políticas Públicas para Pessoas Idosas, promovido pelo Conselho estadual do Idoso (CEI) de Santa Catarina, iniciou nesta terça-feira, 12, com quase 500 participantes.
A capacitação é em formato on-line e vai até amanhã, 13 de novembro, abordando diversos temas voltados às políticas públicas para pessoas idosas. Hoje foram tratados o processo de envelhecimento, a importância dos Conselhos Municipais, o papel do conselheiro até o serviço de convivência para a pessoa idosa, entre outros. Já amanhã serão tratados o Fundo Municipal do Idoso e a educação para o envelhecimento em Santa Catarina.
De acordo com a presidente do CEI, Sabrina Mores, a alteração do formato presencial para on-line possibilitou que muito mais pessoas participassem então a avaliação é positiva. “O curso manteve a mesma qualidade, os mesmos palestrantes, mas em formato presencial e número de inscritos demonstrou o interesse dos catarinenses por esse tema tão importante e que realmente precisa ser discutido”, disse.
Mesmo após o curso on-line a presidente do CEI/SC, revela que para 2025 o Conselho já planeja outras capacitações em formato presencial. Todas serão custeadas com recursos do Fundo Estadual do Idoso.
Atualmente 15,6% da população de Santa Catarina tem mais de 60 anos e a tendência é que esse número aumente consideravelmente. Uma expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que até 2034 os idosos serão 20% da população de Santa Catarina. Pensando nesse cenário e no aumento da longevidade, em uma iniciativa inédita, é que o Fundo Estadual do Idoso (FEI) será utilizado para capacitar profissionais sobre Políticas Públicas para os Idosos.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto: Eduardo Valente /Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br