Foto: Divulgação/SED
O projeto Viagem ao Futuro é o queridinho dos estudantes do 4º ano da EEB Alexandre de Gusmão, em Bom Retiro. Criado pelas professoras Mariana Andersen Borges e Rúbia Schiestl Silveira, a iniciativa utiliza a Inteligência Artificial para que as crianças se vejam exercendo a profissão dos seus sonhos. Esse exercício tem gerado um grande estímulo para que elas se dediquem aos estudos e busquem alcançar seus objetivos.
Mariana e Rúbia destacam que, apesar do rápido avanço tecnológico, o papel do educador se mantém indispensável, já que ele é um alicerce para a formação dos estudantes e para a concretização de seus sonhos.
“Essa iniciativa tem como objetivo mostrar que a educação do futuro não está relacionada apenas às tecnologias avançadas, mas às pessoas, especialmente aquelas que dedicam suas vidas a formar cidadãos, transformando sonhos em realidade”, salienta Mariana.
Com o projeto Viagem ao Futuro, as professoras buscam exercer seu papel muito além de ensinar conteúdos. O projeto busca também inspirar valores fundamentais como ética, persistência, empatia e resiliência, preparando os estudantes não apenas para desafios acadêmicos, mas para a vida.
“Enquanto a tecnologia pode ampliar horizontes e oferecer novas perspectivas, é o professor quem humaniza o processo de aprendizagem, orientando os alunos a identificarem suas paixões e traçarem caminhos claros para realizá-las. O educador é a ponte entre o presente e o futuro”, ressalta Rúbia.
Além de estimular a dedicação e os sonhos dos estudantes , o projeto ressalta o papel da tecnologia em prepará-los para os desafios do mundo, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
“Ao visualizarem suas fotografias associadas a profissões projetadas para o futuro, muitos se mostraram perplexos e incrédulos. Essas reações evidenciam o impacto positivo da atividade, que promoveu curiosidade, envolvimento e reflexão sobre o potencial individual de cada aluno e os caminhos profissionais que podem trilhar no futuro”, conta Mariana.
Além disso, o projeto promove inclusão, garantindo acesso igualitário ao conhecimento tecnológico e conscientizando as crianças sobre o uso ético e responsável das ferramentas digitais.
“O projeto Viagem ao Futuro culmina em um profundo sentimento de esperança. Essa esperança vai além do simples desejo de um futuro promissor; ela se fundamenta na crença em uma educação de qualidade, capaz de transformar vidas e abrir portas para novas possibilidades”, descreve Rúbia.
Através desse “lema”, os estudantes entendem que, para realizar seus sonhos, é preciso esforço, persistência e aprendizado contínuo. A dedicação aos estudos, além de desenvolver habilidades, também fomenta a autoconfiança, característica primordial para atingir os objetivos traçados para o presente e futuro.