O Programa Geração Empreendedora aplicado pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), inspirou adolescentes do segundo ano do ensino médio de diferentes escolas do município a criarem empresas fictícias que poderiam sair do papel, ainda nessa semana, na formatura. No Grupo Coonecta, os empresários Amauri Batiston, Flávio Pasquali e André João Telöcken avaliaram a criatividade, a inovação, a sustentabilidade, o envolvimento da equipe, a comunicação verbal, a organização e a administração do tempo para escolher o grupo vencedor.
“O objetivo do Geração Empreendedora é justamente trazer esse conhecimento de empreendedorismo para os adolescentes, os ajudando a se prepararem tanto para o mercado de trabalho quanto para uma possível carreira como futuros empreendedores”, salientou a coordenadora do programa Beatriz Sperandio. Ainda acrescentou que os jovens participaram de cinco encontros nos quais conheceram a dinâmica de uma empresa, tiveram contato com empresários e receberam um “padrinho” para acompanhá-los durante o processo de construção e desenvolvimento das próprias ideias.
Esse ano 15 jovens estiveram envolvidos no programa que foi apresentado para cerca de 600 alunos de escolas públicas e particulares. “Além das empresas, o que mais se destacou foi o desenvolvimento das habilidades desses estudantes. Posso dizer com todo o meu coração que os participantes são verdadeiros talentos, com habilidades que vão muito além das técnicas aprendidas. Eles demonstraram motivação, ética e uma enorme vontade de aprender”, ressaltou Beatriz. A coordenadora também afirmou que os alunos são "tesouros" com grande potencial para se destacar no futuro, independentemente se seguirem uma carreira como empreendedores ou em outras áreas.
Os grupos apresentaram suas ideias de negócios em pitches de três minutos, com destaque para o repelente sustentável, que obteve a melhor avaliação. Também foram apresentadas propostas como um aplicativo de comparação de preços e compra de medicamentos, uma plataforma de mobilidade urbana voltada para crianças, além de serviços de cursos e consultoria em tecnologia.
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, reforçou que o Programa Geração Empreendedora se conecta diretamente com um dos principais objetivos da entidade, que é disseminar uma cultura empreendedora na sociedade. Enfatizou que o empreendedorismo não se limita à criação de empresas, mas envolve uma mentalidade voltada para o crescimento em várias dimensões da vida tanto pessoal, profissional como empresarial. Segundo Rebelatto, ser empreendedor significa adotar uma postura de evolução constante, onde cada pessoa assume o controle do seu desenvolvimento, aplicando características empreendedoras em qualquer contexto.