Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, realizará, de 10 a 12 de outubro, o V Workshop e Mutirão de Reconstrução Mamária. O evento visa capacitar médicos catarinenses em técnicas de reconstrução mamária e oferecer cirurgias a pacientes que aguardam essa etapa do tratamento.
Referência estadual, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) prestou 4.827 atendimentos a pacientes com câncer de mama e realizou, em média, 190 mamografias por mês, nos primeiros oito meses deste ano. Esses resultados reforçam a referência do hospital no diagnóstico e tratamento oncológico em Santa Catarina. O CEPON faz parte da rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerido pela FAHECE.
Organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Sociedade Catarinense de Mastologia (SCM), o workshop e o mutirão têm como objetivo fortalecer a conscientização sobre o câncer de mama. O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, afirma: “Essas iniciativas reforçam a importância de unir técnica e humanização no atendimento. Nossa missão é proporcionar às pacientes um tratamento avançado e o apoio necessário para sua recuperação.”
No mutirão serão realizadas cirurgias em oito pacientes da fila de espera do CEPON, além de reconstruções imediatas para duas pacientes que estão em tratamento contra o câncer de mama. Esse esforço não é apenas uma ação médica; é um marco de recuperação para as mulheres atendidas. “Estamos comprometidos em oferecer tratamento de qualidade e em capacitar continuamente nossos profissionais de saúde, garantindo acesso ao que há de mais avançado e humanizado na oncologia”, complementa o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet.
De acordo com o coordenador do setor de mastologia do CEPON, Dr. Carlos Crippa, para muitas pacientes, a reconstrução mamária representa o fechamento de um ciclo e é recebida como a realização de um sonho. “No CEPON, realizamos a reconstrução de mama de forma rotineira para praticamente todas as nossas pacientes. No entanto, em muitos casos, é necessário um segundo ou até terceiro procedimento complementar para atingir os melhores resultados estéticos e funcionais. Ao longo dos anos, acumulamos uma fila de pacientes que aguardam pela finalização de suas reconstruções, e para elas, esse momento significa muitas vezes a realização de um sonho ou o fechamento de um ciclo importante. Além disso, para a nossa equipe, é uma sensação de dever cumprido e uma enorme satisfação poder proporcionar essa oportunidade, que alivia de forma significativa os efeitos do tratamento, devolvendo a autoestima e fortalecendo a reintegração social e emocional dessas pacientes”, destaca Dr. Crippa.
O V Workshop e Mutirão de Reconstrução Mamária contará com a participação de dois renomados especialistas internacionais, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado para os mastologistas catarinenses. “A reconstrução mamária é um advento relativamente recente no tratamento do câncer de mama e encontra-se ainda em plena evolução. Nós, mastologistas e cirurgiões plásticos que trabalhamos com reconstrução, temos necessidade de uma constante atualização frente às novas tecnologias e possibilidades para a reparação das mamas. Novos materiais e novas técnicas, associados a novos tipos de tratamento, nos desafiam a estar sempre atualizados sobre o tema”, ressalta o coordenador.
Palestrantes convidados
Mauricio Resende, mastologista de Aracaju-SE, é um dos principais nomes em Oncoplastia e Reconstrução Mamária no Brasil, com vasta experiência internacional em países como França, Itália e Estados Unidos. Ele também é coordenador do curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Ao seu lado estará Gaston Berman, mastologista de Buenos Aires-AR, especialista em cirurgia oncológica, mastologia e reconstrução mamária. Diretor do Curso de Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutiva da Mama no Instituto de Oncologia “Ángel H. Roffo”, Berman traz ao workshop sua expertise na formação de profissionais e em técnicas avançadas de reconstrução. Ambos os palestrantes irão liderar as atividades “Hands On”, oferecendo aos participantes a chance de aprendizado prático em cirurgias simultâneas.
Este evento marca o compromisso do CEPON em oferecer não apenas tratamento de ponta, mas também o contínuo aprimoramento da equipe médica, consolidando a instituição como referência nacional em mastologia oncológica.
Para mais informações sobre o workshop, acesse: https://workshoponcoplastica.scmastologia.com.br
Programação de Atividades do Outubro Rosa no CEPON
Dia 9/10 – Quarta-feira
10h30: Apresentação do coral Vozes que Não Calam – Recepção do ambulatório.
14h: Coral Orfic – Recepção do ambulatório.
10h às 15h: Atividades de maquiagem e apoio da AVOC com lanches.
Dia 10/10 – Quinta-feira
10h: Palestra com Dra. Andressa Izidoro – Câncer de Mama: Como Prevenir?
10h40: Coffee break.
10h às 15h: Jornada Rosa para Elas – Um dia especial com serviços para elevar a autoestima e promover o autocuidado.
Cuidados com as unhas: Serviços de manicure.
Maquiagem: Aplicação de maquiagem.
Penteado: Estilização do cabelo.
Sessão fotográfica: Registro de momentos especiais.
Distribuição de brindes para as participantes.
Mutirão e Workshop de Reconstrução Mamária
Data: 10/10 a 12/10/2024
Participantes: Mastologistas de Santa Catarina e de outros estados. O evento contará com dois cirurgiões preceptores convidados, além do corpo clínico do CEPON.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br