Foto: Ana Melhado/ SES
Mais uma melhoria na saúde pública de Santa Catarina entregue à população. Nesta sexta-feira, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou a reforma da terceira enfermaria do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq). O espaço, agora totalmente revitalizado, conta com 20 leitos e será destinado ao atendimento de pacientes do sexo masculino com depressão, além daqueles em fase avançada de recuperação de outros diagnósticos.
“Hoje damos mais um passo importante na melhoria da nossa rede de saúde, com a entrega de 20 leitos reformados no Instituto de Psiquiatria. A ala, que estava abandonada, agora vai atender prioritariamente pacientes com depressão, oferecendo mais dignidade e cuidados adequados. Faz parte do nosso compromisso com a saúde mental e com a revitalização das 13 unidades de saúde do estado. Continuaremos trabalhando para melhorar as condições de atendimento e de trabalho, pois essa é a determinação do governador Jorginho Mello”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
As obras, que tiveram início em julho, incluíram a manutenção geral da estrutura, abrangendo a restauração e pintura de paredes, forros, janelas e vidros, além da troca de revestimentos nos banheiros, reforma dos pátios, adequação do sistema elétrico e substituição das caixas d’água.
Com uma área de 265 metros quadrados, a enfermaria possui 20 leitos, sendo 10 dedicados a pacientes com depressão em risco de suicídio e 10 para aqueles em fase avançada de recuperação de outros diagnósticos. “São pacientes que já apresentaram melhoras parciais, mas ainda não estão prontos para a alta hospitalar”, explica o psiquiatra Paulo Márcio Souza, diretor do IPq.
De acordo com o diretor, a unidade anteriormente abrigava várias enfermarias temporárias e as reformas terão um impacto importante no tratamento oferecido. “Enfrentávamos muitas dificuldades em manter os pacientes com depressão ao lado daqueles com outros tipos de psicoses, que apresentam maior agitação. Os pacientes com depressão não conseguem ou não aceitam a internação em conjunto, muitas vezes solicitando a alta. Assim, os novos leitos trarão benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais, proporcionando um atendimento mais humanizado e um ambiente mais seguro”, conclui.
Melhorias em andamento
As melhorias no Instituto de Psiquiatria de SC seguem avançando. Na próxima semana, serão retomadas as obras do Bloco F, que abrigará a nova ala feminina, com capacidade para 40 leitos. Até o final do ano, está prevista a conclusão da reforma da primeira enfermaria masculina, que também contará com 40 leitos. Paralelamente, o projeto elétrico para a instalação de uma nova subestação de energia está em andamento.
A SES também deu início a uma importante etapa na qualificação da unidade, com a assinatura do contrato de manutenção anual, que abrangerá serviços civis, elétricos e hidráulicos, conforme demanda. Os trabalhos já foram iniciados.
Desde o ano passado, o IPq passou por uma série de avanços estruturais, como a conclusão da reforma da 7ª Enfermaria, que abriga 40 residentes idosos; a construção de uma escada de emergência na unidade de dependência química; a reforma do setor de arquivo médico e da área do gerador; além da substituição de 18 caixas d’água de amianto.
Antes e Depois