Educação Educação
Governo do Estado lança edital para ampliar vagas em cursos técnicos do CaTec
Foto: Marco Favero/ Arquivo / SECOMO Governo de Santa Catarina lançou um edital para a aquisição de novas vagas em cursos técnicos para o programa ...
11/09/2024 14h22
Por: Redação Fonte: Secom SC

Foto: Marco Favero/ Arquivo / SECOM

O Governo de Santa Catarina lançou um edital para a aquisição de novas vagas em cursos técnicos para o programa Catarinense Técnico ( CaTec ), destinado a estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino. A previsão é de que mais de 7 mil novas oportunidades sejam abertas em 14 cursos técnicos diferentes nas cidades de São Bento do Sul, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Palhoça, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Rio do Sul.

A carga horária dos cursos técnicos varia entre 800 e 1.300 horas/aula. Os estudantes das regiões atendidas poderão escolher entre os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Design de Móveis, Automação Industrial, Alimentos, Edificações, Programação de Jogos Digitais, Manutenção Automotiva e outros. O investimento do Governo do Estado nas novas vagas para os estudantes da rede é de quase R$ 80 milhões.

“A educação profissional é uma das grandes prioridades do governador Jorginho Mello. Esse é o caminho para dar mais oportunidades aos jovens catarinenses. O ensino técnico é essencial na qualificação dos nossos estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes competências para o desenvolvimento econômico e social”, destaca o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.

Cursos devem começar ainda neste ano

Após a contratação das instituições, a Secretaria de Estado da Educação (SED) irá organizar o calendário de início dos cursos técnicos e divulgar as datas das matrículas. A intenção é que os cursos comecem ainda neste ano.

Iniciativas como esta realizada pelo Governo de Santa Catarina são decisivas para o aumento da oferta de ensino técnico. No ano de 2023, a rede estadual contava com aproximadamente 5 mil matriculados em cursos técnicos. Atualmente, esse número saltou para mais de 30 mil estudantes e a tendência é aumentar ainda mais com as novas oportunidades que estão surgindo.

Além do pregão eletrônico em andamento, a SED também trabalha no lançamento de um edital para aquisição de 40 mil vagas para o ensino técnico em 2025.

::Confira os cursos disponibilizados por cidades

São Bento do Sul

Blumenau

Chapecó

Florianópolis

Palhoça

Joaçaba

São Miguel do Oeste

Rio do Sul