Cultura Cultura
Artesãos catarinenses comercializam mais de R$ 90 mil no 18º Salão do Artesanato em São Paulo
Foto: Divulgação/SICOSUma comitiva de 30 artesãos catarinenses representou Santa Catarina no 18ª Salão do Artesanato, que aconteceu no Pavilhão da ...
04/09/2024 13h42
Por: Redação Fonte: Secom SC

Foto: Divulgação/SICOS

Uma comitiva de 30 artesãos catarinenses representou Santa Catarina no 18ª Salão do Artesanato, que aconteceu no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP). O evento ocorreu entre 28 de agosto e 1º de setembro e é um dos mais tradicionais para o segmento artesanal. Durante os cinco dias, os artesãos que integraram o estande de SC comercializam 1.115 peças, movimentando aproximadamente R$ 94 mil.

A produção e venda de itens de artesanato têm apoio do Governo do Estado e impacta positivamente na economia de Santa Catarina ao gerar emprego e renda . Por isso, a participação dos artesãos catarinenses é realizada a partir de iniciativa da Coordenação Estadual do Artesanato de Santa Catarina. A promoção é da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS) em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

“As feiras nacionais são uma vitrine para a produção dos artesãos catarinenses e o resultado alcançado pelos nossos profissionais mostra o sucesso desta iniciativa. O Governo do Estado, por determinação do governador Jorginho Mello, tem dado prioridade a programas que incentivem ainda mais a geração de emprego e fomento da renda”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

“Nós acreditamos que estar em um Salão de Artesanato tem um valor especial para os artesãos catarinenses, por conta da visibilidade que a feira traz para o artesão e a possibilidade de estabelecer parcerias. O Estado tem apoiado firmemente a atividade artesanal como forma de gerar renda bem como de promover nossa cultura”, destaca a secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro.

Artesãos catarinenses são destaque em criatividade e vendas

Lindacir Zornitta é uma artesã de Chapecó que teve suas peças expostas pela primeira vez no evento. Em suas mãos o barro ganha vida nas formas robustas e elegantes das cerâmicas de alta temperatura. Assim, cada peça é cuidadosamente trabalhada, mergulhada na tradição milenar que valoriza a precisão e a resistência do material. Muito além de ferramentas do dia a dia, as peças são, porém, representações da arte de criar com as mãos.

Foto: Reprodução/Secom SC

Já as mestres Doralice Horn e Silvia Mônica Stutzer trabalham com trançado e montagens com fibras naturais. Elas já participaram de várias edições e sempre seus trabalhos são muito bem aceitos. Silvia Mônica vendeu na feira um presépio premiado em um concurso da prefeitura de Joinville, enquanto Doralice comercializou praticamente toda a produção que levou.

Foto: Reprodução/Secom SC

O estande catarinense no 18ª Salão do Artesanato de São Paulo contou com a coordenação do Coordenador Estadual do Artesanato, Carlos Alberto Arns Filho, bem como da Secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro, que estiveram presentes para orientar e apoiar os artesãos de Santa Catarina .