A partir da tarde de segunda-feira, houve intensificação das rajadas de vento na região oeste, principalmente em virtude da amplitude do gradiente de pressão. O evento já era esperado e divulgado pela Defesa Civil do Estado. Também houve precipitação na grande maioria dos municípios.
Em decorrência disso, praticamente todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas para atender a ocorrências de destelhamento, obstrução de vias em perímetro urbano e rodoviário, e até mesmo incêndio residencial. Em destaque, danos patrimoniais causados pela destruição de estruturas no município de Formosa do Sul e destelhamentos em unidades de saúde e escolas no município de Quilombo, inclusive no hospital São Bernardo. Houve tombamento de caminhão na BR 282 em Xaxim.
Em Jupiá, uma árvore caiu sobre um automóvel, resultando no óbito do condutor, que teve seu corpo perfurado, sendo necessário o desencarceramento para sua remoção. A queda de uma torre de energia deixou a região da Amnoroeste sem luz em quantidade significativa de cidades, alguns pontos até a manhã desta terça-feira. Os trabalhos seguem na manhã desta terça-feira.