Foto: Ricardo Wolffenbuttel / SECOM
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação ( SED ), promove uma formação sobre o sistema Educação na Palma da Mão. A capacitação será realizada em etapas e começou na tarde desta quarta-feira, 31, com servidores do órgão central da SED. O sistema de inteligência de dados é a mais recente ferramenta disponível para gestores e profissionais da educação no Estado.
“Talvez a Secretaria da Educação de Santa Catarina seja a que tem o maior contingente de dados sobre a Educação no país. Nós precisamos utilizar essas informações e transformá-las em conhecimento, em caminhos para que possamos melhorar ainda mais a qualidade da educação catarinense”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Atualmente, mais de 20 painéis estão acessíveis a qualquer pessoa no Portal da SED, bastando ter conexão com a internet. Além disso, mais de 40 painéis estratégicos estão disponíveis na Plataforma Boa Vista Gestão. Porém, até o momento, apenas um grupo de servidores da educação estadual tem acesso.
Ainda neste semestre, todos os servidores do Órgão Central, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e os gestores escolares terão acesso aos painéis da Plataforma Boa Vista Gestão. Essa iniciativa visa proporcionar uma visão abrangente, técnica e comparativa da realidade educacional, permitindo uma tomada de decisão mais objetiva e pragmática para o cumprimento das finalidades da educação básica.
“Hoje, o Educação na Palma da Mão é referência em todo o país. O objetivo de estarmos realizando essa formação é que aqueles que estão iniciando aqui na SED, nas CREs e nas equipes gestoras das nossas escolas tenham conhecimento sobre a plataforma e utilizem esses indicadores de forma assertiva”, afirmou a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders.
Desenvolvido em 2019 em parceria entre a SED e o Ciasc, o sistema oferece uma ampla gama de painéis com indicadores sobre acesso, permanência e qualidade na educação básica. O Educação na Palma da Mão não se limita a fornecer dados e indicadores, mas sim a abrir caminhos para uma educação mais eficiente e direcionada em Santa Catarina.
“Nós temos, realmente na palma da mão, todas as informações que precisamos para a gestão. Aquelas que ainda não estão, estamos em processo de construção”, disse o diretor de Planejamento da SED, Marcos Roberto Rosa.
Os indicadores são ferramentas essenciais para a análise do cenário educacional, auxiliando na orientação de ações para o benefício de todos os envolvidos no processo educativo.