O Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó) comemora seu nono aniversário de atuação, celebrando uma trajetória dedicada ao controle social da aplicação dos recursos públicos e à promoção de uma sociedade ética e cidadã. Em consonância com sua missão, a entidade lançará o 1º Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2023, além de realizar a prestação de contas das ações e dos resultados do 1º quadrimestre de 2024. O evento será realizado na próxima segunda-feira (8), às 19 horas, na Cantina do Condomínio Cesec, em Chapecó.
A programação do evento incluirá a divulgação das iniciativas e conquistas do OSB-Chapecó, refletindo seu compromisso com uma gestão pública íntegra, transparente e eficiente. A transparência é um dos pilares que norteiam a atuação do OSB-Chapecó, que divulga regularmente os resultados de suas ações e incentiva práticas transparentes e apartidárias dos órgãos públicos municipais.
Durante o evento, o OSB-Chapecó apresentará o histórico de sua trajetória desde a fundação até os dias atuais, demonstrando a relevância do trabalho realizado por seus 125 voluntários dedicados. Estes voluntários, através de suas ações contínuas, geram resultados significativos que contribuem para a promoção da ética e da cidadania na gestão pública.
Segundo o presidente Vilmar Luiz Mattiello a prática de prestar contas à sociedade é realizada a cada quatro meses, como forma de divulgar o trabalho técnico de monitoramento das compras públicas no município. “Realizamos um trabalho meticuloso, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou do serviço. Este evento, porém, é um marco histórico, pois une três ações conjuntas: comemoramos os 9 anos da entidade, lançamos o 1º Relatório de Sustentabilidade e demonstramos os resultados do 1º Quadrimestre”, explica.
“Estamos especialmente orgulhosos de lançar nosso 1º Relatório de Sustentabilidade, que não só documenta nosso trabalho em 2023, mas também celebra a dedicação dos 125 voluntários que tornam nossas realizações possíveis. Este evento também será um momento para homenagear todos os nossos voluntários, parceiros e mantenedores”, enfatiza Mattielo.
A ação preventiva no controle social dos gastos públicos contribui para a otimização da aplicação desses valores. “Um dos indicadores que apresentaremos é a economia gerada a partir desse controle social, recursos públicos que poderão ser utilizados para melhorar áreas como saúde, educação e infraestrutura local”, comenta Mattiello.
O convite está aberto à sociedade chapecoense mediante confirmação de presença pelo telefone e WhatsApp (49) 99921-1314.