Foto: Divulgação/ Fonseas
Santa Catarina está representada pela secretária Maria Helena Zimmermann, na reunião plenária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, que ocorre nesta terça-feira, 25, em Brasília. No evento, os gestores de todo o país tomam decisões importantes para a área social. Um dos destaques em pauta nesta reunião é a situação de calamidade no Rio Grande do Sul e formas de auxiliar os atingidos pela enchente.
Para a secretária da SAS, a participação do Estado é fundamental já que Santa Catarina acaba assumindo protagonismo em diversos temas. “Por muito tempo não tivemos representação em debates importantes do Fonseas e que impactam toda a nossa a população, mas desde o ano passado retomamos essa proximidade com os demais estados e assumimos o protagonismo nas discussões”, afirma.
Além da situação dos gaúchos, outro assunto importante da pauta foi orçamento da Política de Assistência Social nos últimos 10 anos, com uma apresentação feita pela Câmara Técnica do órgão que aponta a necessidade de recomposição pela defasagem do orçamento desde 2017, além da PEC que destina 1% dos recursos da União para o financiamento da Assistência Social. “Essa é uma pauta de extrema relevância porque sem recursos não é possível fazer políticas públicas. Nós enquanto Estado seguimos aumentando o orçamento da Assistência, que este ano é de R$ 60 milhões, mas precisamos também do Governo Federal”, completa Maria Helena.
A realização de reuniões descentralizadas do Fonseas e apresentação de uma guia com orientações técnicas para Centros Dia da Pessoa Idosa foram outros temas discutidos no encontro em Brasília.
Mais informações:
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt
(48) 3664-0916