Foto: Divulgação/Semae
Preocupado com o futuro e o uso dos recursos hídricos em Santa Catarina, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, e servidores da Gerência de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da pasta participaram nesta quinta-feira, 20, do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages. O encontro reuniu 50 representantes dos Comitês de bacias, entidades executivas e a Semae.
Durante o fórum foram apresentados os principais resultados alcançados pelos Comitês Catarinenses durante os anos de 2023/2024, além de terem sido discutidos o lançamento do novo edital para seleção das Entidades Executivas que realizarão o apoio ao funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas a partir de 2025 e os recursos financeiros para os trabalhos dos gestores e membros dos CBHs.
“Esse encontro foi extremamente importante para aproximar a Secretaria das demandas dos comitês de bacias, buscar o fortalecimento de todo sistema de gestão de recursos hídricos, além de preparar e alinhar plano de trabalho para o período 25/26”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
O secretário anunciou ainda a contratação de servidores temporários e bolsistas para área de recursos hídricos, que permitirão avançar nas ações de planejamento e gestão da água no estado.
Sobre o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
O Fórum é a instância colegiada formada pelo conjunto de todos os Comitês de Bacia Hidrográfica Estaduais legalmente instituídos no Estado de Santa Catarina.